Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPedrini, Maristela
dc.contributor.authorBassani, Izadora Borges Jimenez
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherCarara, Maria Christine Quillfeldt
dc.date.accessioned2022-04-29T19:22:43Z
dc.date.available2022-04-29T19:22:43Z
dc.date.issued2022-04-09
dc.date.submitted2021-07-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9934
dc.descriptionpresente trabalho aborda o tema, "A saúde mental do professor na pandemia: um olhar para o profissional da Educação Infantil", com o objetivo de investigar fatores que contribuem para o mal-estar dos professores que atuam neste nível de ensino, no cenário pandêmico e, também, explorar possíveis sugestões de prevenção à saúde mental dos mesmos. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema "Que fatores podem contribuir para o adoecimento mental do professor da Educação Infantil durante a pandemia do novo coronavírus e quais as possíveis sugestões de intervenções para o melhoramento da saúde mental deste profissional?" A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008) com aplicação de entrevistas semiestruturadas a quatro professoras que atuam na Educação Infantil da escola-campo de investigação e à diretora da referida escola. Os dados coletados foram analisados por meio da análise textual discursiva (MORAES, 2003) como maneira de analisar o conteúdo dos discursos, permitindo a livre expressão das participantes, a fim de construir respostas ao problema de pesquisa. Os estudos foram fundamentados em aportes teóricos entre os quais destaco Souza e Leite (2011), Souza, Santos e Almeida (2016), Ferreira (2016), Kawamura (2015), Jesus (2004), entre outros. A pesquisa possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática em foco e como resultados é possível afirmar que a saúde do professor da Educação Infantil se configura como aspecto essencial, uma vez que este é responsável pela primeira etapa do desenvolvimento da criança. Ainda, a Educação Infantil é permeada em seu contexto histórico por uma grande fragilidade e desvalorização, porém as exigências dos profissionais atuantes nesse nível se ampliaram progressivamente, acarretando várias consequências no âmbito do mal-estar docente, que foram intensificadas com o cenário pandêmico. Neste sentido, é importante um olhar atento para promoção da saúde dos profissionais que atuam neste nível de ensino, para a elevação de sua saúde mental e a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, enquanto compromisso da escola como um todo. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis paper addresses the theme, "Teacher's mental health in the pandemic: a look at the Early Childhood Education professional", with the aim of investigating factors that contribute to the malaise of teachers who work at this level of education, in the scenario pandemic and also explore possible suggestions for preventing their mental health. Therefore, the aforementioned investigation sought an answer to the problem "What factors can contribute to the mental illness of Kindergarten teachers during the new coronavirus pandemic and what are the possible suggestions for interventions to improve the mental health of this professional? "The described investigation, of an applied nature, qualitative in terms of approach, exploratory in relation to its objectives, in the field modality, was developed through the case study methodology (GIL, 2008) with application of semi-structured interviews to four teachers who work in the Early Childhood Education of the school-field of investigation and to the principal of that school. The collected data were analyzed through discursive textual analysis (MORAES, 2003) as a way to analyze the content of the speeches, allowing the free expression of the participants, in order to build answers to the research problem. The studies were based on theoretical contributions, including Souza and Leite (2011), Souza, Santos and Almeida (2016), Ferreira (2016), Kawamura (2015), Jesus (2004), among others. The research enabled a broad understanding of the theme in focus and, as a result, it is possible to state that the health of the kindergarten teacher is configured as an essential aspect, since this is responsible for the first stage of the child's development. Still, Early Childhood Education is permeated in its historical context by a great fragility and devaluation, but the demands of professionals working at this level have progressively expanded, causing several consequences in the context of teacher malaise, which were intensified with the pandemic scenario. In this sense, it is important to pay close attention to promoting the health of professionals who work at this level of education, to improve their mental health and improve the qualification of teaching and learning processes, as a commitment of the school as a whole. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducadores - Saúde mentalpt_BR
dc.subjectProfessores de educação infantilpt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.titleSaúde mental do professor na pandemia: um olhar para o profissional da educação infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVIpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Pedagogiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem