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dc.contributor.advisorPedrini, Maristela
dc.contributor.authorPagliarini, Gabrieli Bock
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherCarrara, Maria Christine
dc.date.accessioned2022-05-05T13:27:49Z
dc.date.available2022-05-05T13:27:49Z
dc.date.issued2022-04-09
dc.date.submitted2021-07-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9960
dc.descriptionO presente trabalho aborda o tema, "O desenvolvimento cognitivo e social da criança autista no ambiente escolar" e foi desenvolvido com o objetivo de investigar quais as intervenções e práticas que contribuem para o melhor desenvolvimento e aprendizagem da criança com Transtorno do Espectro Autista na escola regular. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa. Quais as intervenções e práticas pedagógicas que contribuem para o melhor desenvolvimento cognitivo e social da criança com transtorno do espectro autista nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?" A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (GIL, 2008), com aplicação de entrevistas semiestruturadas a educadores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada na Serra Gaúcha. Os dados coletados através das referidas entrevistas foram analisados através da análise textual discursiva (MORAES, 2003) e fundamentados em aportes teóricos como Teixeira; Gaiato (2018), Braga (2018), Coll, Marchesi e Palácios (2004), Mantoan (2003), Almeida (2017) entre outros. A análise dos dados, permitiu a identificação dos seguintes blocos de estudos: Um olhar para a inclusão social e escolar, Metodologias acessíveis aos educandos com Transtorno do Espectro Autista e Escola e Escola família: uma relação de aceitação e acolhimento. Assim, a pesquisa realizada possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática relacionada às metodologias e intervenções que contribuem para o melhor desenvolvimento cognitivo e social da criança com Transtorno do Espectro Autista na rede regular de ensino. Como resultado da pesquisa é possível afirmar que a criança com autismo tem direito à educação de qualidade, bem como os profissionais que atendem e este educando devem adaptar as atividades e práticas pedagógicas necessárias, contextualizando e acolhendo cada especificidade apresentada. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present work addresses the theme, "The cognitive and social development of the autistic child in the school environment" and was developed with the aim of investigating which interventions and practices contribute to the better development and learning of children with Autistic Spectrum Disorder at school regular. Therefore, the aforementioned investigation sought an answer to the research problem. What are the pedagogical interventions and practices that contribute to the better cognitive and social development of children with autism spectrum disorder in the Early Years of Elementary School?" The research described, of an applied nature, qualitative in terms of approach, exploratory in relation to its objectives, in the field modality, it was developed through the Case Study methodology (GIL, 2008), with application of semi-structured interviews to educators who work in the Early Years of Elementary School, in a private school in Serra Gaúcha. These interviews were analyzed through discursive textual analysis (MORAES, 2003) and based on theoretical contributions such as Teixeira, Gaiato (2018), Braga (2018), Coll, Marchesi and Palácios (2004), Mantoan (2003), Almeida (2017) among others. Data analysis allowed the identification of the following blocks of studies: A look at social and school inclusion, Accessible methodologies to students with Autistic Spectrum Disorder and Family School and School: a relationship of acceptance and acceptance. Thus, the research carried out enabled a broad understanding of the theme related to methodologies and interventions that contribute to a better cognitive and social development of children with Autism Spectrum Disorder in the regular school system. As a result of the research, it is possible to affirm that the child with autism has the right to quality education, as well as the professionals who attend and this student must adapt the necessary pedagogical activities and practices, contextualizing and welcoming each specificity presented. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autista em criançaspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleO desenvolvimento cognitivo e social da criança com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVIpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Pedagogiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2022-04-08


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