Ensino de arte: reflexões, aprendizagens e desafios em tempos de pandemia
Visualizar/ Abrir
Data
2022-02-03Autor
Brambilla, Keitti
Orientador
Boone, Sinara Maria
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo teve como objetivo investigar o ensino de Arte no contexto da pandemia da COVID-19 por meio da pesquisa, análise e verificação de diferentes situações a fim de propor algumas reflexões sobre a arte-educação, bem como as circunstâncias das quais os arte-educadores encontraram-se em novos cenários e do ensino remoto. Além disso, buscou-se investigar de que maneira esse período de mudanças provocadas pela pandemia desafiou e impactou as práticas pedagógicas no ensino de Arte. A metodologia de pesquisa deste artigo consiste na revisão de literatura sobre a temática e pesquisa de campo a partir do uso do instrumento de questionário online, com o cruzamento de resultados junto a professores que atuaram no componente curricular de Arte. Muitas mudanças aconteceram neste período na vida e no contexto da sala de aula. Cabe nos perguntar, quais delas serão transformadoras e vigorarão na arte-educação. Desse modo, o estudo contribui para as reflexões sobre a temática proposta, assimilando as mudanças positivas e implementando transformações significativas, em busca de novos caminhos para a arte-educação e perspectivas desafiadoras para os arte-educadores. [resumo fornecido pelo autor]
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Práticas de leitura literária e escrita no ensino médio: a vida em biografema
Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos (2019-05-29)Implicada com a leitura literária e com a escrita no Ensino Médio, a pesquisa Práticas de Leitura Literária e Escrita no Ensino Médio: a vida em biografema toma uma vida. Sempre uma vida. Assim, uma-vida-de-professora ... -
Uma investigação sobre escalas a partir de uma perspectiva interdisciplinar
Fernandes, Márcia (2014-06-02)O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel das ações interdisciplinares na formação do conceito de escala do estudante. Para isso, investigou-se, a literatura e os livros-texto sobre o assunto, assim como a ... -
História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS
Menegat, Danúbia Bianchi (2023-03-24)Esta pesquisa investiga de que modo a diversidade étnico-racial, em especial, a cultura afro-brasileira, é abordada no currículo do Ensino Fundamental, na disciplina de História, a partir da Lei 10.639/03, que prevê o ...