Um estudo sobre a inteligência emocional na liderança das organizações
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-14Autor
Oliveira, Salem Salamão de
Orientador
Baccon, Melissa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Inteligência Emocional tem inspirado muitas pesquisas e trabalhos que relatam a importância de sua utilização em várias áreas da vida, como por exemplo, nas organizações, podendo ser uma ferramenta essencial no relacionamento entre líder e liderados. O presente estudo tem como objetivo trazer uma reflexão sobre a relação entre a Inteligência Emocional e a Liderança nas organizações. Busca-se analisar se, com a utilização das aptidões de gerenciamento das emoções, os líderes poderão executar sua influência de maneira a alcançar melhores resultados, satisfação da equipe, bom relacionamento com os seus subordinados, entre outros. O intuito é demonstrar, com base nas referências pesquisadas, as aptidões e competências emocionais necessárias aos líderes de sucesso, e como elas são relevantes no cotidiano das equipes. A pesquisa foi desenvolvida na metodologia quantitativa, a mensuração dos estilos de Liderança foi através do Multifactorial Leadership Questionnaire 5X short de Bass e Avolio, e para medir a Inteligência Emocional utilizou-se a Wong and Law Emotional Intelligence Scale. Os resultados atenderam os objetivos geral e específicos, confirmando a importância de se utilizar as ferramentas de Inteligência Emocional para um bom relacionamento entre líderes e liderados, assim como apresentando fatores que agregam muito para um cotidiano de harmonia nas organizações. [resumo fornecido pelo autor]