Systemics functional grammar: applying the interpersonal function to the analysis of EFL pedagogical material and for suggestions of pedagogical activities
Visualizar/ Abrir
Data
2021-07-15Autor
Brandalise, Giovana Bertassi
Orientador
Fadanelli, Sabrina Bonqueves
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho foi desenvolvido para explorar como o uso da Gramática Sistêmico-Funcional, especificamente a Função Interpessoal, pode ajudar os professores em cursos de Inglês como língua estrangeira. A Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) foi desenvolvida por Halliday, que pensou em como a linguagem funciona na relação entre falante/escritor e ouvinte/leitor. Neste trabalho, é feita uma introdução sobre a GSF, com uma breve explicação sobre as Metafunções Experiencial e Textual, e uma explicação mais detalhada sobre a Metafunção Interpessoal, que é o foco deste trabalho. Para examinar como o uso da GSF pode auxiliar o professor, sete atividades de cinco livros didáticos diferentes foram analisadas. O principal objetivo da análise é fazer sugestões de como os exercícios escolhidos podem ser trabalhados sob a perspectiva funcional. Através da análise é possível concluir que a GSF pode ser uma ferramenta vantajosa para o professor aprimorar o aprendizado dos alunos utilizando o livro didático como base, ajudando-os a aprender como verdadeiramente manipular a língua para melhor se comunicar em situações de vida real. [resumo fornecido pelo autor]