Custos e formação de preços para eventos musicais: um estudo de caso
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-07Autor
Bossardi, Noridyones Lidoni
Orientador
Bitencourt, Cleusa Marli Gollo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho faz uma abordagem sobre o setor dos serviços em eventos musicais e seus custos. Ao longo do tempo, organizações que controlam e conhecem seus custos de forma efetiva se mostram mais consistentes no mercado, por esse motivo este estudo foi realizado visando ajudar o leitor a entender um pouco mais sobre o assunto neste segmento de serviços. O objetivo principal foi identificar os custos da prestação de serviços em eventos musicais e com base nessa identificação poder formar preço para a contratação do serviço. O objeto do estudo foi um grupo musical da serra gaúcha que forneceu os dados necessários para a realização da estruturação dos custos e simulação do cálculo de custos de um evento. Levantou-se o patrimônio do grupo, os custos fixos com pessoal, variáveis em função do desgaste e consumo de combustível para a locomoção dos integrantes e seus equipamentos. Ao final da pesquisa, foi possível efetuar o cálculo do preço de venda mínimo para um evento musical em Caxias Do Sul/RS, com a utilização de um mark-up, pré-estabelecido pelo próprio grupo em 30%. A partir daí, contrapondo os custos com receita bruta simulada por evento, encontrou-se a lucratividade e a rentabilidade por evento. [resumo fornecido pelo autor]