A utilização de software de mineração de texto por surdos universitários : produção textual em língua portuguesa
Visualizar/ Abrir
Data
2022-09-16Autor
Lima, Deise de
Orientador
Valentini, Carla Beatris
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa tem como foco a educação de Surdos no ensino superior e objeto de estudo os desafios inerentes às práticas de produção textual de resumo em segunda língua, Língua Portuguesa (LP), na modalidade escrita. Investigou-se a contribuição do software Sobek nesse processo. Assim, o objetivo consistiu em analisar de que maneira a utilização de uma ferramenta digital de mineração de texto pode contribuir para a produção do resumo em Língua Portuguesa escrita por alunos Surdos universitários. Considerou os estudos referentes à surdez, à educação de Surdos, à Língua Brasileira de Sinais e à Língua Portuguesa como segunda língua, à produção de resumo, à tecnologia digital, e o uso do minerador de texto Sobek. É uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, do tipo exploratória que contou com diferentes instrumentos de construção de dados, como: a entrevista semiestruturada, a oficina de intervenção utilizando a ferramenta Sobek e o questionário. A oficina de intervenção gerou a lista manual das ideias ou tópicos nucleares, mapa mental, os grafos gerados pelo Sobek e as produções textuais (resumos) dos Surdos universitários, compondo as fontes de evidência do estudo. A pesquisa contou com a participação de quatro acadêmicos Surdos, sendo que, dois participaram de todo o processo. Para a análise, utilizou-se a literatura sobre resumo em uma perspectiva linguística e devido às especificidades da pesquisa, foi necessário criar um método de análise próprio para este estudo, que foi organizado a fim de apresentar a caracterização dos participantes, considerando as entrevistas, a descrição da oficina de intervenção, a análise das produções (Mineração: mapa mental, grafo e resumos; ideias nucleares principais, e os aspectos composicionais) e a perspectiva dos participantes da pesquisa com relação à oficina e uso da ferramenta digital Sobek. Como resultado, constatou-se que a apresentação dos nodos em imagem (grafo) foi um diferencial, pois valorizou o canal visual que é um facilitador de acesso à informação para os Surdos. Verificou-se que a utilização da ferramenta de mineração de texto Sobek auxiliou os alunos Surdos universitários na identificação das ideias nucleares de um texto para a produção do resumo. No entanto, percebeu-se que a escrita dos participantes não atendeu aos critérios de um resumo e apresentaram algumas dificuldades para interpretar os textos acadêmicos, seja pelo grau de complexidade semântica ou pelas lacunas de aprendizagem da L2. É notável o uso de diferentes estratégias utilizadas pelos estudantes Surdos na tentativa de minimizar os problemas encontrados. A partir dos resultados, sugere-se a implementação de políticas de formação continuada aos professores, adaptações curriculares e metodológicas, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, consequentemente, do desempenho escolar desses acadêmicos. Como apontado pelos participantes e com a experiência da oficina, percebeu-se que os professores com formação específica e/ou fluência em Libras, corroboram com uma educação bilíngue mais efetiva. Aponta-se a necessidade de promover oficinas e cursos específicos para o desenvolvimento das habilidades essenciais de compreensão leitora e produção escrita em segunda língua, tanto para os estudantes Surdos, como para os docentes. [resumo fornecido pelo autor]