Desempenho funcional de membros inferiores de jovens atletas do futsal feminino
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-08Autor
Forini, Amanda Vieira
Silva, Amanda de Moura da
Orientador
Bonetti, Leandro Viçosa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Objetivo: Avaliar o desempenho funcional de membros inferiores de jovens atletas de futsal do sexo feminino.
Métodos: Quinze jovens atletas de futsal saudáveis, do sexo feminino, com idades entre 14 e 16 anos, oriundas de duas equipes de futsal da categoria sub-16 da serra gaúcha fizeram parte da amostra. Para a avaliação da funcionalidade dos membros inferiores foram utilizados o Y balance test e os hop tests (single hop test; triple hop test; crossover hop test; timed hop test). Para ambos os testes, foram realizadas três repetições de treinamento e após três repetições de teste propriamente dito. A média dos três valores de teste foi utilizada para a comparação entre os membros. Para as comparações entre o membro dominante (MD) e o membro não-dominante (MND), foi utilizado o teste t pareado. Para análise da pontuação composta do YBT, foi utilizado o teste t para uma amostra para a comparação com o valor normativo. Foi considerado o nível de significância de p < 0,05.
Resultados: Os resultados demonstraram que não houveram diferenças estatisticamente significativas entre os membros, tanto na análise do Y balance test como dos hop tests. Entretanto, os resultados da pontuação composta, tanto para o MD (86,26 %) como para o MND (83,33%) apresentam significativamente inferiores aos 94% sugeridos pela literatura (p < 0,05).
Conclusão: A simetria entre os membros encontradas na presente pesquisa são semelhantes à maioria dos estudos com jovens atletas encontrados na literatura, que ainda demonstra que as maiores chances de assimetrias ocorrem em atletas mais experientes, devido ao tempo de prática e ao estado maturacional. [resumo fornecido pelo autor]