Requinte, autoridade e sofisticação: a revista Casa Vogue como produtora de conteúdo do jornalismo especializado
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-21Autor
Lovison, Caroline Foss
Orientador
Gonçalves, Marliva Vanti
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a aplicação do jornalismo especializado na revista Casa Vogue. A pesquisa gira em torno da questão norteadora que busca identificar quais elementos tornam a revista Casa Vogue uma produtora de conteúdos do jornalismo especializado. O procedimento metodológico de pesquisa bibliográfica privilegiou temas como a evolução e as mudanças sociais do jornalismo; o jornalismo interpretativo e o jornalismo literário; o mercado do jornalismo associado ao profissional da comunicação; a segmentação de conteúdos e a dupla especialização da revista; o jornalismo de revista; arte, arquitetura e design; trajetória e apresentação da revista Casa Vogue. Neste trabalho, foram analisadas cinco edições da revista Casa Vogue, do ano de 2021. O foco foram as editorias Universo Casa Vogue, Em Casa Com e Casa Vogue em Milão. A metodologia utilizada é constituída pelos métodos de Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (1997) e pelo Estudo de Recepção, por meio da técnica de Grupo Focal. Como técnica de apoio foi realizada uma Entrevistas em Profundidade com o diretor de conteúdo da revista Casa Vogue. Esses estudos possibilitaram verificar que a revista Casa Vogue produz o seu conteúdo com base no que é esperado pelo seu público, conquistando-o por meio de recursos do jornalismo especializado, visto que o leitor da revista possui comportamento, gosto e bagagem cultural bastante próprios. [resumo fornecido pelo autor]
Collections
- Jornalismo [90]