Influência das emoções em um processo de compras on-line
Visualizar/ Abrir
Data
2020-12-10Autor
Giacomin, Jean Domingos
Orientador
Gilioli, Rosecler Maschio
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esse estudo procura identificar a influência das emoções em um processo de compras on-line. Os objetivos específicos são: 1) antes da compra: identificar quais emoções influenciam o consumidor a efetuar uma compra on-line; 2) durante a compra, quais emoções que os consumidores sentem ao comprarem em uma loja on-line; 3) emoções no período em que estão aguardando o recebimento dos produtos; 4) depois da compra: emoções que os consumidores sentem quando recebem os produtos de uma loja on-line, que irão influenciar em uma recompra na mesma loja on-line; 5) propor recomendações ao e-commerce, de forma a contribuir para aumento de fechamento do número de compras. Para isso, foi elaborado um instrumento de coleta de dados quantitativo, com nível descritivo, e estratégia survey. Para tanto, baseando-se na escala CES (Consumption Emotions Set), foi possível obter respostas de diversos perfis de pessoas e demonstrando, principalmente, que o consumidor no ambiente on-line está em busca de sentimentos de satisfação, segurança e tranquilidade, ele deseja que suas necessidades sejam atendidas e até surpreendidas. Além disso, notou-se que o consumidor moderno está cada vez mais ansioso, onde essa emoção pode levar a emoções tanto negativas ou positivas, dependendo da forma com que as empresas gerenciam seu relacionamento com os clientes. [resumo fornecido pelo autor]