Campo da aviação - a história pela fotografia: da criação de um aeroclube ao primeiro voo da linha aérea Caxias do Sul/São Paulo (1941/1988)
Visualizar/ Abrir
Data
2022-01-26Autor
Pedri, Vagner Augusto
Orientador
Tessari, Anthony Beux
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa investigou a história do Aeroclube/Aeroporto de Caxias do Sul/RS, a partir do arquivo fotográfico disponibilizado pela instituição, compreendendo o período de sua criação até o primeiro voo de uma linha aérea que ligou uma cidade do interior a uma capital de outro Estado em 1941/1988. Os investimentos na aviação no Brasil começaram tardiamente, mesmo que entusiastas brasileiros já estivessem realizando testes com aeronaves, de forma amadora. Ainda na primeira década do século XX, e com o Aeroclube do Brasil fundado no início da segunda década, a aviação brasileira só passou a receber incentivos por parte do governo no período entre guerras, mais precisamente durante o Governo Vargas com a instauração do Estado Novo (1937/1945), que trouxe dentro de sua política a Campanha Nacional da Aviação. O Aeroclube de Caxias do Sul é um entre tantos que foram criados durante as obras do Estado Novo. Nesse período, surgiu na política de aviação o jornalista Assis Chateaubriand, que lançou a Campanha Nacional da Aviação com o slogan "Deem asas ao Brasil". A campanha teve como regra a doação de aeronaves aos aeroclubes pelo Brasil feitas por empresas privadas. Em 24 de agosto de 1941, o aeroclube de Caxias do Sul recebeu seu primeiro avião, um Piper Cruiser PA-11-PP TODA, o qual foi batizado de "Duque de Caxias". Com o fim do Estado Novo, os incentivos na aviação diminuíram, mas o Aeroclube de Caxias do Sul se manteve formando pilotos desde 1942. Em 1952, o Aeroclube de Caxias mudou de endereço, retirando sua sede do bairro Cinquentenário para se instaurar no bairro Salgado Filho. Na década de 1960, o Aeroclube apoiou o movimento pela Legalidade, mas nessa mesma época o Governo Militar assumiu o cenário político, derrubando João Goulart do poder. O período do Governo Militar se tornou um atraso para a aviação brasileira, principalmente para os Aeroclubes. A Prefeitura de Caxias do Sul e o Governo do estado do Rio Grande do Sul, a partir dos anos de 1970, se uniram para investir no Aeroclube/Aeroporto e asfaltar sua pista, a fim de receber o presidente Médici. O Aeroclube ainda era de chão batido, desde sua inauguração. Nesse mesmo período e durante uma assembleia da Câmara dos Vereadores, o Aeroporto recebeu o nome de Hugo Cantergiani. Já em 1980, o Aeroclube/Aeroporto, novamente com incentivo do Estado e da Prefeitura, recebeu investimentos para se tornar um aeroporto intermunicipal. A partir disso, o último capítulo desta pesquisa apresenta o jogo de cartas no estilo Super Trunfo com as imagens do Aeroclube. Sendo assim, este estudo conta a história da Aviação em Caxias do Sul e de personagens que fizeram da aviação um estilo de vida e oportuniza que outros estudiosos possam conhecer mais sobre o assunto, bem como a importância da mulher no âmbito da aviação. [resumo fornecido pelo autor]