Estudo da viabilidade financeira e mercadológica para a implementação de condomínio planejado para a terceira idade localizado na cidade de Carlos Barbosa - RS
Visualizar/ Abrir
Data
2020-12-14Autor
Henzel, Cassio André
Orientador
De Toni, Deonir
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Para proporcionar o bem-estar físico e mental da pessoa idosa é importante levar em consideração o ambiente em que se vive, portanto é fundamental estruturar uma moradia que atenda às necessidades físicas e sociais de um idoso ativo e independente, baseados na segurança, conforto e acessibilidade, atendendo suas necessidades peculiares e respeitando sua individualidade e convivência social. Hoje, devido a novos hábitos de vida, as pessoas vivem mais e envelhecem com mais saúde e grande parte da geração que está agora na terceira idade é composta por pessoas independentes, mais saudáveis e atualizados, mas não deixando de ter limitações e necessidades especiais. O objetivo desse trabalho é elaborar um plano de negócios para análise da viabilidade de implantação de um condomínio para idosos na cidade de Carlos Barbosa-RS. Do ponto de vista da pesquisa, esta se classifica como aplicada, de natureza exploratória e bibliográfica, realizada através da pesquisa de campo com a aplicação de questionários e entrevista em profundidade estruturada, destinados à pesquisa qualitativa e à quantitativa, respectivamente. Foram realizadas 05 entrevistas consideradas válidas ao final da amostra com idosos, enfermeira chefe da casa de repouso e com empresário do ramo imobiliário e de construção além de aplicados 144 questionários a pessoas da região de atuação do novo empreendimento. Assim, identificou-se com o auxilio das respostas obtidas nas pesquisas que o ramo de serviços de moradia a idosos possui alta atratividade e possibilidade de crescimento na região, sobretudo, pelo fato de que os serviços oferecidos atualmente são escassos, onerosos e de baixa qualidade. Ainda, através da pesquisa quantitativa, pode-se conhecer as demandas dos possíveis clientes e, a partir disso, por meio da revisão do CANVAS e da análise SWOT, passou-se a identificar possíveis mudanças a serem feitas antes mesmo de se iniciar o novo negócio. Também foi elaborado o plano de marketing através de ações para os clientes, abordando os 4 P's, produto, praça, preço e promoção. No plano operacional, definiu-se todo o processo de produção, como capacidade produtiva e entregas, operações interna e externa de divulgação de informações, dentre outros. Já no plano de recursos humanos foram abordadas as políticas e ações da empresa no que diz respeito ao processo de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de equipe. No planejamento financeiro verificou-se a viabilidade financeira do futuro empreendimento e concluiu-se por sua viabilidade mercadológica e operacional, nos três cenários: otimista, realista e pessimista, sendo que o plano operacional e financeiro se mostraram favoráveis ao novo empreendimento destinado à idosos, mesmo em situação de crise financeira. [resumo fornecido pelo autor]