Estudo sobre a percepção dos trabalhadores a respeito das ações de endomarketing das organizações da Serra Gaúcha
Data
2022-07-09Autor
Cavion, Arthur Pistorello
Orientador
Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho
Metadata
Mostrar registro completoResumo
É de conhecimento geral para os administradores a importância da gestão de equipes e seus integrantes, pois estas definem a produtividade e qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelas organizações. Uma das maneiras mais conhecidas de medição, avaliação e melhoria das motivações organizacionais estudada no meio acadêmico é a ferramenta do endomarketing. Nesse contexto foi elaborado projeto de pesquisa visando compreender as percepções dos trabalhadores que atuam na Serra Gaúcha sobre as ações de endomarketing promovidas pelas organizações. A metodologia de estudo se baseia na compreensão de Endomarketing desde seu conceito histórico e suas aplicações nas empresas, compreendendo suas necessidades e objetivos para assim verificar a dimensão da importância e presença desta ferramenta. Foi aplicado modelo de pesquisa quantitativa, culminando em análise estatística via software dedicado. A inserção de questão dissertativa foi essencial para real entendimento das carências dos respondentes. A aplicação do estudo teve sucesso em distinguir e mesclar as opiniões dos trabalhadores, elucidando suas demandas prioritárias, suas necessidades já atendidas, divulgando ao corpo acadêmico estas averiguações, sendo que o intuito final é de que tornando claro tais demandas, os líderes presentes nas empresas serranas interessados possam ter em consulta a este ensaio um norte ou diretriz sobre o que realizar para um futuro organizacional mais próspero. [resumo fornecido pelo autor]