• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Comércio Internacional - Bacharelado
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Comércio Internacional - Bacharelado
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Planejamento de exportação e escolha de um mercado alvo para internacionalização de uma micro e pequena empresa do setor metal mecânico localizada na Serra Gaúcha

Thumbnail
View/Open
TCC Matheus Coimbra Thome.pdf (933.1Kb)
Date
2022-07-08
Author
Thomé, Matheus Coimbra
Orientador
Gonçalves, Roberto Birch
Metadata
Show full item record
Abstract
O mundo tem passado por várias transformações, tanto na perspectiva político-econômica, quanto na gestão das organizações. Como resultado dessas transformações, as empresas se deparam com uma nova realidade, cujos reflexos são invocados pelo mercado e pela concorrência. Para atender esse mercado globalizado, as empresas são forçadas a serem competitivas e qualificadas. E no caso das micro e pequenas empresas (MPEs) não é diferente, uma vez que possuem hoje um papel fundamental no mercado brasileiro. Para tanto, necessitam de profissionais qualificados, seja na forma de assessoria e/ou consultoria para ajudar nesse processo de internacionalização. O presente trabalho elaborou um planejamento de exportação com vistas a escolha de um possível mercado alvo para um grupo de produtos com a mesma Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM produzido por uma micro e pequena empresa do setor metalúrgico, localizada na Serra Gaúcha, no Estado do Rio Grande do Sul - Brasil. O trabalho fez uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, utilizando o método dedutivo e um estudo de caso em uma MPE que pretende exportar e entrar no mercado internacional. Depois de elaborar o planejamento de exportação e aplicá-lo na empresa em análise, constatou-se que a mesma está preparada para se internacionalizar e que o mercado mais viável para a exportação do grupo de produtos é a Argentina. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11325
Collections
  • Comércio Internacional - Bacharelado [189]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV