Atuação e formação docente na educação básica diante da pandemia da Covid-19 : um estudo de caso na perspectiva decolonial
Data
2023-01-21Autor
Moraes, Denise Machado
Orientador
Rosa, Geraldo Antônio da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação constitui-se em uma pesquisa qualitativa acerca da atuação e da formação docente na Educação Básica diante da pandemia da Covid-19: um estudo de caso na perspectiva Decolonial. O problema trabalhado nesta pesquisa foi o de analisar de que forma a perspectiva Decolonial pode constituir horizontes à docência na Educação Básica frente aos desafios e possibilidades a partir da pandemia. O objetivo geral foi analisar os desafios e possibilidades da docência na Educação Básica, na Rede Pública Municipal de Caxias do Sul, em tempos de pandemia da Covid-19, a partir de possíveis horizontes da perspectiva Decolonial. Entre os objetivos específicos, almejou-se caracterizar a educação frente aos impactos ocasionados pela pandemia da Covid-19; reconhecer nos estudos teóricos algumas das contribuições que a decolonialidade pode oferecer para o aprimoramento da formação docente, pontuando possibilidades da perspectiva decolonial para formação docente a partir do período de pandemia da Covid-19; investigar as políticas públicas para a formação continuada de professores da rede pública municipal de Caxias do sul, na perspectiva decolonial antes e durante a pandemia, bem como pontuar possibilidades para a Educação Básica da Rede Pública Municipal, no sentido da efetivação do trabalho docente durante o período da pandemia e pós-pandemia. Esta pesquisa pretende contribuir para o entendimento acerca da docência na Educação Básica frente aos desafios e possibilidades a partir da pandemia da Covid-19, especialmente na escola pesquisada. A Hermenêutica Reconstrutiva foi a concepção metodológica que norteou esta pesquisa, a qual está ancorada no diálogo e na fala dos docentes e tem como base a expressão da experiência vivida a partir do período da pandemia da Covid-19 no ano de 2020, considerando como contexto o meio educacional. Realizou-se um Estudo de Caso em uma escola da cidade de Caxias do Sul/ RS; optou-se por trabalhar com a construção de dados que seriam analisados a partir de um questionário semiestruturado disponibilizado por meio do Google Forms® e com Círculos de Diálogos. O corpus da pesquisa foram os cerca de 40 professores que compunham o quadro funcional da escola analisada. Na etapa do questionário e, posteriormente, para os Círculos de Diálogos, foram organizados três grupos de docentes: um dos grupos foi composto pela equipe de gestão da escola e setores. O outro grupo foi organizado contando com a participação dos professores de áreas especializadas, como Educação Física, Artes, História, Geografia, Matemática, entre outras disciplinas. Por fim, um dos grupos foi formado pelos professores vistos como referência de cada turma, que atuam desde a Educação Infantil e/ou Anos Iniciais de Ensino Fundamental até 5° Ano. Três grandes categorias foram analisadas, entre elas: Caracterizar a educação frente aos impactos ocasionados pela pandemia da Covid-19; A formação continuada de professores da Rede Pública Municipal de Caxias do Sul, durante a pandemia; e Possibilidades para a Educação Básica, da Rede Pública Municipal, no sentido da efetivação do trabalho docente a partir do período da pandemia e pós-pandemia. Esta investigação está embasada a partir de uma ótica decolonial, tendo como autores Paulo Freire, Catherine Walsh, Enrique Dussel, entre outros. Os resultados encontrados apontam para um aumento da sobrecarga de trabalho docente a partir do período da pandemia da Covid-19, o que, em alguns casos, pode convergir até para o adoecimento desses sujeitos. Além disso, observou-se a necessidade de as instituições de educação básica terem claras as políticas referentes ao enfrentamento dos impactos da Covid-19, bem como investirem na desburocratização do fazer docente e em formações pedagógicas que, além de outros fatores importantes, priorizem o diálogo e a valorização dos sujeitos docentes. [resumo fornecido pelo autor]