Análise de custos e formação de preço de venda em um estabelecimento varejista da Serra Gaúcha
Visualizar/ Abrir
Data
2020-12-14Autor
Mariano, Claucir Claus
Orientador
Dornelles, Matheus Tumelero
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O sucesso e a longevidade de um empreendimento passam pelo gerenciamento de custos e a devida formação do preço de venda, tornando estes temas fatores determinantes para a competitividade da empresa. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar quais seriam os critérios que deveriam ser estabelecidos na análise dos custos e formação de preço de venda, em um comércio varejista da Serra Gaúcha. Deste modo, a metodologia foi embasada em: Estudo de caso, pesquisa bibliográfica, pesquisa quantitativa e pesquisa descritiva. O estudo foi realizado em uma empresa comercial varejista localizada na Serra Gaúcha, aliando os conceitos teóricos apresentados da pesquisa bibliográfica e, aplicando-os de forma prática. Através deste formato, foi possível sugerir a implantação de novos Markups para determinadas linhas de produtos, que visam posicionar a empresa de uma maneira mais competitiva no mercado. Ainda, possibilitou a empresa objeto de estudo o real conhecimento da sua estruturação de custos e da sua margem de lucro de uma forma segmentada, podendo ser visualizada através de cada linha produto e, até mesmo, para cada item, sendo possível, inclusive, determinar qual será o lucro almejado. Sugere-se que a empresa mantenha e revise periodicamente os critérios sugeridos e, também, recomendou-se para estudos futuros, analisar as variáveis pelo regime do Lucro Real, para fins de comparabilidade com os resultados obtidos neste. [resumo fornecido pelo autor]