Possibilidade de letramento matemático para estudantes que estão finalizando o ensino fundamental utilizando estratégias de aprendizagem ativa
Data
2023-03-10Autor
Xavier, Derlise Fiametti
Orientador
Missell, Valquíria Villas Boas Gomes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Neste trabalho é apresentada uma pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática que consistiu em uma investigação empírica aplicada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental sobre conceitos de Área e Perímetro de Figuras Planas. A temática investigada surgiu da análise e reflexões da pesquisadora dos resultados das avaliações externas do componente curricular Matemática e da vontade da professora pesquisadora em aprimorar a sua prática pedagógica e desenvolver o Letramento Matemático dos estudantes. Partindo da análise dos resultados obtidos pelos estudantes do 9º ano da EMEF Presidente Dutra, nas últimas três edições dos testes cognitivos do SAEB, com resultados divulgados até o momento em que este estudo foi realizado, 2015, 2017 e 2019, a pesquisadora optou por planejar e desenvolver com estudantes de 9º ano uma sequência didática sobre Área e Perímetro de Figuras Planas. A sequência didática foi embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa e aplicada através dos Três Momentos Pedagógicos, utilizando como caminho metodológico algumas estratégias de aprendizagem ativa. Os dados coletados e analisados, por meio do método de Análise Textual Discursiva, mostraram o progresso dos estudantes nas competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, fundamentais para o desenvolvimento do Letramento Matemático dos estudantes. Para a melhoria da ação pedagógica, uma avaliação mediadora esteve presente em todo o processo de ensino e de aprendizagem, contemplando atividades colaborativas e a autoavaliação. Como produto educacional, foi elaborado um guia didático, intitulado "Tecendo o Letramento Matemático", que pode ser utilizado por outros professores da Educação Básica. [resumo fornecido pelo autor]