Universidades comunitárias e compromisso social emtempos de mercantilização da educação superior : "o dizer a sua palavra" na percepção de investigadores da educação
Visualizar/ Abrir
Data
2023-03-25Autor
Salatino, Vialana Ester
Orientador
Rosa, Geraldo Antônio da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta Tese de doutorado versa sobre as Universidades Comunitárias e Compromisso Social em tempos de mercantilização da educação superior: "o dizer a sua palavra" na percepção de investigadores da educação. Para a concretização desta pesquisa foi fundamental abordar temáticas referentes a educação superior e Universidade, sobre a pandemia de COVID-19, sobre Universidades Comunitárias, a respeito do Compromisso Social dessas Universidades, sobre Universidades em tempos de mercantilização da educação, compreender o conceito de comunidade/communitas, sobre immunitas e biopolítica que permeiam essa realidade, adentrar na questão do neoliberalismo e do sofrimento psíquico por ele causado, aprofundar o conhecimento sobre mercantilização e a tendência à desagregação, abordar do conceito freireano "o dizer a sua palavra", para dar voz aos investigadores da educação e na concepção de Paulo Freire trazer luz sobre autonomia, liberdade, opressor e oprimido. Com isso objetivei elaborar horizontes/diretrizes para as Universidades Comunitárias no sentido de superação das amarras impostas pelo cenário de mercantilização do ensino superior. Os aportes teóricos dos capítulos têm como principais autores: Chauí (2018, 2011,1999), Dardot; Laval (2019, 2016), Dejours (2015), Esposito (2017, 2009, 1998), Foucault (2008, 2010,1999), Freire (1996, 1993, 1987, 1981, 1976), Laval (2020, 2019, 2018), McCowan (2018, 2015), Pegoraro (2013), Santos (2020, 2011, 2009, 2006, 1998), Safatle; Silva Junior; Dunker (2021), Schmidt (2018, 2011, 2010), Sguissardi (2018, 2015, 2011, 2002), Trevisol (2009) e Vannucchi (2011) que fortalecem o entendimento sobre a Universidade, as Universidades Comunitárias, o neoliberalismo, sofrimento psíquico, educação e mercantilização da educação superior. A metodologia escolhida foi a de pesquisa narrativa baseada em Clandinin e Connelly (2011, 2000), com abordagem qualitativa, utilizando entrevistas conforme Lüdke e André (2018), as entrevistas foram realizadas com especialistas que permitiram ser identificados ou não de acordo com Flick (2009), a análise dos dados se deu por análise textual discursiva (ATD) de acordo com Moraes; Galiazzi (2020, 2006), o que possibilitou a escrita do metatexto da Tese como indicam Galiazzi; Sousa (2019). A Tese apresenta horizontes/diretrizes para as Universidades Comunitárias no sentido de superação das amarras impostas pelo cenário de mercantilização da educação superior, e mostra a realidade sem ilusões. Aponto alguns caminhos a serem urgentemente implantados, difíceis e desafiadores, mas são possibilidades, principalmente em conjunto, para o delinear de uma realidade mais segura para o sistema comunitário que viabiliza manter o compromisso social atribuído a essas Universidades. A excelência em educação superior, pesquisa e extensão, com dignidade e apoio da comunidade em geral e dos governos, como deveria ser desde o início. Concluo dizendo que muito trabalho existe no sentido de seguir horizontes/diretrizes elencadas na escrita do metatexto da Tese, onde compreendo como é possível buscar um caminho mais seguro, suas possibilidades e impossibilidades embora seja desafiador colocar em prática, são batalhas a serem vencidas em paralelo umas das outras, para ao final se vencer a guerra contra uma educação mercantil. [resumo fornecido pelo autor]