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Desenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programação

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TCC Gabriel Carniel de Oliveira.pdf (8.435Mb)
Data
2022-12-12
Autor
Oliveira, Gabriel Carniel de
Orientador
Boff, Elisa
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A taxa de evasão em cursos de graduação na área de tecnologias é bastante alta quando comparada a outras áreas do conhecimento. Um dos fatores que contribuem para essa taxa elevada é a dificuldade dos alunos com o aprendizado de programação, principalmente em disciplinas introdutórias; essas dificuldades normalmente se apresentam nos conceitos básicos da disciplina, como abstração e lógica, para entendimento de algoritmos, e funções e estruturas de repetição, para entendimento da programação em si. Esses problemas poderiam ser amenizados com o ensino de pensamento computacional em turmas de educação básica. Propostas de currículos para essa finalidade, como o da CIEB, existem porém eles ainda não são aplicados. Tendo em vista as dificuldades dos alunos de graduação com o aprendizado de programação, esse trabalho visa propor e avaliar a criação de um jogo sério que possa auxiliar no ensino dessas disciplinas iniciais de cursos de tecnologia. Utilizando ferramentas para desenvolvimento e avaliação de jogos sérios, o trabalho busca, na sequência, desenvolver o jogo proposto e avaliá-lo como ferramenta de ensino para disciplinas de programação e pensamento computacional. As avaliações, realizadas utilizando o método MEEGA+, foram aplicadas em turmas de programação de computadores para validar a aplicação do jogo como ferramenta de auxílio no ensino de programação e estruturas condicionais. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11792
Collections
  • Tecnologias Digitais - Bacharelado [52]

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