Proposta de implementação de logotipos dinâmicos para a cidade de Florianópolis
Visualizar/ Abrir
Data
2022-12-14Autor
Luza, Júlia Sonda
Orientador
Silva, Aline Valéria Fagundes da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A marca é o conjunto dos elementos visuais e verbais que compõem a identidade de uma organização, sendo a chave de ligação com tudo que se conhece sobre determinada empresa, além de ser a representante de seu valor de mercado. Assim, ressalta-se o papel do logotipo como um dos principais identificadores de uma marca e amplificador de personalidade de uma empresa, marca ou local. Esta pesquisa ancorou-se na lacuna existente nos estudos relacionados ao place branding em cidades brasileiras, e com isso propõe a criação de uma identidade visual dinâmica para a cidade de Florianópolis, a fim de promover a região por meio de um sistema visual que valorize suas características e peculiaridades. Como base metodológica para o desenvolvimento, fez-se o uso da pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, baseada em questionários direcionados a moradores e visitantes de Florianópolis, além de estudos de caso de place brandings nacionais e internacionais. No desenvolvimento, foi elaborada uma proposta de sistema visual flexível para a Capital de Santa Catarina, contando com 42 variações, remetendo a quantidade de praias oficialmente catalogadas na cidade, trazendo riqueza visual, enaltecendo o quão multifacetada Floripa é, aproximando o público da cidade e gerando assim, versatilidade para a marca. Além disso, foram criadas sugestões de aplicações de uso da identidade na vida da cidade e dos habitantes dela. Assim, o trabalho busca ressaltar o papel das marcas como importantes sinalizadoras para a promoção dos atributos tangíveis e intangíveis de um lugar. [resumo fornecido pelo autor]