História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS
Visualizar/ Abrir
Data
2023-03-24Autor
Menegat, Danúbia Bianchi
Orientador
Streck, Danilo Romeu
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa investiga de que modo a diversidade étnico-racial, em especial, a cultura afro-brasileira, é abordada no currículo do Ensino Fundamental, na disciplina de História, a partir da Lei 10.639/03, que prevê o ensino obrigatório da história e cultura afro-brasileira. Desta forma, analisa-se a tarefa da escola quanto à educação para as diferenças, frente às transformações sociais e culturais e suas implicações no processo educativo. Neste sentido, verifica-se como a educação intercultural tem sido desenvolvida por professores do Ensino
Fundamental, nos Anos Iniciais, com base em uma perspectiva educacional emancipatória em relação à diversidade. Esta pesquisa faz-se relevante no cenário educacional, haja vista a demanda por políticas educacionais públicas, que concebam a diversidade na formação integral dos estudantes. O referencial teórico apoia-se nas postulações freirianas, acerca de uma educação emancipatória intercultural, pautada na dialogicidade, em consonância às
proposições de Walsh, assim como, a partir da literatura que problematiza a escravização do negro no Rio Grande do Sul. Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, na cidade de Vacaria/RS. Com enfoque na realização da ação pedagógica em sala de aula, a pesquisa foi construída colaborativamente com a professora titular, na qual foram observadas dez aulas, de modo a registrar de que
maneira o professor aborda, pedagogicamente, em uma turma de terceiro ano dos anos iniciais, questões relacionadas à diversidade étnico-racial. A ação pedagógica propôs a aplicação de uma sequência didática, de forma a promover processos de ensino e aprendizagem com enfoque inter-multiculturalista. Os dados coletados foram analisados sob a luz do referencial teórico mencionado e com base na Análise Textual Discursiva (ATD). Então, a partir dos dados, buscou-se a compreensão da abordagem pedagógica no contexto hodierno da escola pesquisada. As convergências e as divergências foram identificadas com base nas asserções presentes nos documentos que regulamentam o currículo escolar, dentre eles, o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio da análise realizada, foi possível compreender e avaliar as dimensões existentes no contexto escolar em relação ao estudo das diferentes etnias, a partir da Lei 10.639/03 e, além disso, constatar como a respectiva instituição concebe a formação do ser humano numa perspectiva intercultural e se, para realizá-la, ela tem a preocupação de educar para o respeito à diversidade. À luz dessa análise, por fim, foram elencados alguns aspectos significativos, por meio das categorias identificadas com auxílio da (ATD): 1) Concepção da Lei 10.639/03; 2) Perspectivas pessoais sobre as relações étnico-raciais (crianças e professora), 3) Práticas pedagógicas com base no ensino das diversidades étnico-raciais numa perspectiva intercultural; e 4) Atitude emancipatória com base no ensino da história e cultura afro-brasileira. O resultado desta pesquisa ressalta a necessidade de uma pedagogia que oportunize e desenvolva as questões voltadas às diferenças histórico-sociais e étnico-culturais no currículo escolar da Educação Básica. No entanto, percebeu-se que apenas o esforço docente não gera o resultado esperado, para tal, é urgente que sejam oportunizadas formações continuadas, bem como, conteúdos voltados à discussão étnico-racial. [resumo fornecido pelo autor]
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Culturas e práticas escolares do curso complementar no Colégio São José, Vacaria/RS(1931-1944)
Lima, Gisele Alves de (2019-07-24)Esta pesquisa versou sobre as culturas e práticas do Curso Complementar do Colégio São José, fundado pelas Irmãs de São José no município de Vacaria/RS. Abordou-se a trajetória da congregação, bem como sua vinda para o Rio ... -
Futebol e tecnologias digitais/virtuais: a trajetória do Grêmio Esportivo Glória de Vacaria
Silva Filho, Paulo Gilberto dos Santos (2018-07-16)A presente dissertação aborda a história do Grêmio Esportivo Glória, clube de futebol da cidade de Vacaria, no Rio Grande do Sul, que foi fundado em 1956. Apesar do início modesto, como um time formado por trabalhadores ... -
O curso técnico subsequente em agropecuária do IFRS – Campus Vacaria/RS: percursos em busca da profissionalização (2016-2018)
Argenta, Rosemeri Barreto (2023-03-07)Esta pesquisa buscou estudar os sentidos da formação profissional para os egressos do Curso Técnico em Agropecuária na modalidade subsequente do IFRS - Campus Vacaria, localizado na cidade de Vacaria (RS), cuja economia ...