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Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista

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TCC Jessica Thalia Bueno Faccin.pdf (343.6Kb)
Data
2022-12-06
Autor
Faccin, Jéssica Thalia Bueno Faccin
Orientador
Marcon, Silvana Regina Ampessan
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista - TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta milhares de pessoas a nível global e se manifesta desde os primeiros anos de vida. O objetivo geral deste trabalho é identificar possíveis contribuições do ambiente favorável na Abordagem Centrada na Pessoa para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os objetivos específicos são, descrever o Transtorno do Espectro Autista; apresentar os fundamentos da Abordagem Centrada na Pessoa; caracterizar o ambiente favorável na perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa. A metodologia utilizada tem como base o delineamento exploratório interpretativo e como artefato cultural foi utilizado o filme "O Farol das Orcas", que conta a história de Tristán, um garotinho com o espectro autista que viaja com sua mãe da Espanha para a Patagônia em busca de encontrar as suas emoções. Como instrumento foi produzida uma tabela para descrição e categorização das cenas. Como referencial de análise, utilizou-se a análise de conteúdo, sendo que inicialmente foi feito o recorte e descrição das cenas. As partes emergentes foram agrupadas conforme sua função e significado, e serviram como embasamento para definição das categorias analíticas. Neste trabalho foram elencadas duas categorias: o transtorno do espectro autista (TEA) na infância e o ambiente favorável. Após a análise dos dados, foi possível compreender a contribuição do ambiente favorável na Abordagem Centrada na Pessoa para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Conclui-se que a criação do ambiente favorável para desenvolvimento das crianças com autismo é essencial para o seu processo de evolução e amadurecimento saudável. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11820
Collections
  • Psicologia - Bacharelado [266]

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