Um olhar para a síndrome de West na escola regular
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Data
2022-07-18Autor
Lins, Jéssica Zanin
Orientador
Pedrini, Maristela
Metadata
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O presente trabalho aborda o tema "A inclusão escolar de educandos com Síndrome de West no Ensino Fundamental" de uma escola municipal do interior gaúcho. O estudo estabeleceu como objetivo geral investigar quais as estratégias que favorecem o acolhimento e a aprendizagem do educando que apresenta a referida síndrome e, para tanto, a investigação descrita buscou resposta ao problema de pesquisa "Quais estratégias favorecem o acolhimento e a aprendizagem dos educandos com a Síndrome de West que frequentam o 5° ano do Ensino Fundamental em uma escola de Educação Básica no município de Nova Prata- RS". A investigação descrita, de natureza qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, foi desenvolvida através da metodologia bibliográfica cuja fundamentação se apoiou nos estudos de Gil (2008), Pizzani et al (2012) e Silva e Menezes (2005). Para a construção de alicerces teóricos a pesquisa se apoiou nos estudos elaborados por diferentes autores dentre os quais destaco Mantoan (2001), Mazzotta (1996), Mendes; Pletsch; Hostins (2019), Stainback; Stainback (1999), Falcão (2017), Vygotsky (2000), Freire (1996). A construção da resposta ao problema de investigação contou com a imersão na leitura em livros, revistas, enciclopédias, artigos científicos, recursos virtuais como sites, blogs e demais fontes de pesquisa. Também, foram fundamentais como documentos norteadores do presente estudo a legislação vigente como a Lei Brasileira de Inclusão (2015), e a Base Nacional Comum Curricular (2018). O estudo descrito permitiu o aprofundamento dos conhecimentos sobre a síndrome em estudo, mobilizando a compreensão de como é possível o acolhimento dos educandos com Síndrome de West na rede regular de ensino na perspectiva da Educação Inclusiva. Possibilitou, também, o conhecimento de algumas estratégias que proporcionam efetivamente a inclusão, como por exemplo, o Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais, o Plano de Ensino Individualizado e a atuação do monitor para os alunos incluídos. O estudo apontou que tais estratégias estão diretamente ligadas às políticas de inclusão, de acordo com a legislação vigente e, tem como condição essencial, a formação pedagógica dos profissionais que atuam nas escolas, voltada às diferenças, a partir de um novo olhar para o processo de aprendizagem que respeite as diferenças e os ritmos próprios de cada educando, promovendo assim o direito à educação para todos, com igualdade de oportunidades. [resumo fornecido pelo autor]