• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Psicologia - Bacharelado
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Psicologia - Bacharelado
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Regulação emocional em adolescentes iniciais na perspectiva da psicologia cognitiva

Öffnen
TCC Caroline Gaspar Oppitz.pdf (678.4Kb)
Datum
2022-12-16
Autor
Oppitz, Caroline Gaspar
Orientador
Lhullier, Cristina
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
A regulação emocional refere-se às estratégias utilizadas pelos indivíduos para manter, aumentar ou diminuir um estado emocional. A transição da infância para a adolescência é marcada por transformações biopsicossociais que contribuem para as mudanças físicas, emocionais e comportamentais do adolescente. Durante a adolescência inicial, entre os 12 e os 15 anos, a imaturidade do córtex pré-frontal colabora na limitação do funcionamento cognitivo em áreas como resolução de problemas, controle de riscos, impulsividade, foco e regulação emocional. Este trabalho de conclusão de curso visa identificar possíveis usos das estratégias de regulação emocional em adolescentes iniciais na perspectiva da psicologia cognitiva. Propõe-se, portanto, apresentar um panorama biopsicossocial da adolescência inicial; descrever a perspectiva da psicologia cognitiva e seus conceitos principais; e caracterizar os modelos de regulação emocional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e interpretativo. Como fonte, foi utilizado o artefato cultural Turning Red, disponível na plataforma Disney Plus. Foram selecionadas 24 cenas, as quais foram fichadas e catalogadas. A interpretação dos dados foi realizada com base na análise temática descrita por Braun e Clarke. Foram elaboradas quatro temáticas, sendo estas: Características da Adolescência Inicial; Relação do Adolescente Inicial com a Família; Emoções, Sentimentos e Adolescência Inicial; Regulação Emocional e Adolescência Inicial. Com base na análise dos resultados, observa-se que as estratégias de regulação emocional utilizadas com mais frequência pela personagem Meilin são: (a) reavaliação cognitiva: eficaz na redução de afetos negativos, pela reinterpretação das circunstâncias, a longo prazo; (b) direcionamento da atenção: reduziu a intensidade emocional desagradável, por meio das estratégias de apoio social e exercício de respiração, mas intensificou o incômodo da situação vivenciada por meio de ruminação e preocupação; (c) seleção da situação: por intermédio do apoio social, evitar situações incômodas e potencialmente estressantes, selecionando ambientes com pessoas acolhedoras, foi eficaz para a redução da intensidade emocional nos contextos em que se sentia incompreendida pela mãe e acolhida pelas amigas; (d) modulação das respostas: a estratégia de supressão emocional apresentou baixa eficácia, pois apesar de mascarar externamente a expressão emocional, não diminui a resposta emocional gerada. Destaca-se que as estratégias ocorreram predominantemente de maneira implícita, sem a percepção ou consciência do indivíduo. Evidencia-se que, ao longo do artefato cultural, a personagem aprendeu um repertório maior de estratégias de regulação emocional para lidar com a intensa expressão emocional, eliciada pelas mudanças biopsicossociais da adolescência inicial, por meio da abordagem cognitiva de processamento da informação. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11862
Collections
  • Psicologia - Bacharelado [266]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV