Formação do pedagogo: olhares de formandas para um plano de execução curricular da universidade de Caxias do Sul
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-08Autor
Domingues, Débora Marques Mendes
Orientador
Welter, Cristiane Backes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como objetivo principal compreender a percepção do formando sobre competências e habilidades desenvolvidas durante o Plano de Execução Curricular Reformulado (R) do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul - UCS. As mudanças ocorridas ao longo da existência do curso referido, a pensar em quais são as competências e habilidades necessárias para preparar os acadêmicos para a vida profissional, inseridos na comunidade escolar, em como o Plano de Execução Curricular ?R? (atual 2021-2022) mobiliza o conhecimento para que os estudantes se sintam aptos para exercer a profissão. Seguindo essa perspectiva, foram utilizados alguns autores com o aporte teórico para realização deste trabalho, são eles: Lefevre, Lefevre, Libâneo, Sokolowski, Costa, Porto, Pimenta, Lima, e Perrenoud, além de legalizados nacionais como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 2017 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A construção dos dados empíricos se deu através da pesquisa quantitativa de instrumentos como o questionário de seus conhecimentos sobre a prática escolar que foi respondido por acadêmicas formandas do curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul, bem como a análise do Discurso do Sujeito Coletivo a partir do registro de fala do vídeo de fechamento do Seminário Integrador. Com base no estudo, percebeu-se que grande parte dos acadêmicos sente que adquiriu as habilidades e competências necessárias para atuação profissional, por perceberem no plano de execução ?R? do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul, um sentimento de pertença à profissão e suas implicações em diferentes campos de atuação profissional. Ainda assim, mencionam o sentimento de falta de maior presença na escola para construir conhecimentos sobre a prática escolar. [resumo fornecido pelo autor]