A arte na pedagogia socialista: a União Soviética da década de 1920
Visualizar/ Abrir
Data
2022-12-30Autor
Luchese, Lilo Ceccatto
Orientador
Almeida, Claudia Zamboni de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Ao questionar com o intuito de entender como a arte foi abordada na pedagogia socialista da União Soviética durante a década de 1920, o estudo presente neste TCC se baseia no materialismo histórico-dialético, método desenvolvido por Karl Marx, e em levantamento bibliográfico. Seu objetivo é analisar de que forma os pioneiros da educação socialista, depois da Revolução Soviética, reformaram e implementaram um novo conceito de educação no país. Para isso, foram utilizadas publicações sobre a revolução russa, sobre o trabalho dos pedagogos soviéticos no campo da educação e sobre o desenvolvimento das propostas para o ensino de arte nas escolas russas. A pesquisa realizada pôde responder ao questionamento inicial ao constatar a existência das Escolas-Comunas, locais de experimentação onde pedagogos e pedagogas socialistas aplicavam, na prática, as propostas da escola única e do trabalho. O estudo também identificou a presença do ensino de arte nas Escolas-Comunas e o papel do exercício docente dos professores de arte na construção da pedagogia socialista. [resumo fornecido pelo autor]