Projeto, modelagem e simulação de sistema de suspensão duplo a para rali aplicado em VW Fusca
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Data
2022-12-21Autor
Novello, Lucas
Orientador
Colombo, Adelair Lino
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo do Volkswagen Fusca era motorizar a Alemanha abalada após a Primeira Guerra Mundial, sendo um carro barato, econômico e de fácil manutenção. Devido aos objetivos adotados no desenvolvimento, as características de desempenho foram desfavorecidas em detrimento da simplicidade de manufatura e de manutenção. Este veículo original não é adequado ao ambiente de rali, um tipo de corrida realizada no fora de estrada, geralmente em altas velocidades, principalmente em estradas sem pavimentação. Essas condições de terreno acidentado geram grandes esforços nos componentes de suspensão, podendo ocasionar quebras. Outro ponto a ser melhorado é a distribuição de peso desfavorável no veículo original, aproximadamente 40% no eixo dianteiro e 60% no eixo traseiro. Para melhor controle dinâmico e maior capacidade de curva, o peso deve ficar concentrado entre os eixos do veículo. Este trabalho teve como objetivo a realização de um estudo cinemático e dinâmico de uma suspensão duplo A para utilização no veículo Volkswagen Fusca em provas de rali, juntamente com o reposicionamento do motor para a posição central traseira. Para isso, realizou-se um estudo dos parâmetros iniciais do veículo e dos parâmetros desejados para um sistema de suspensão de rali. Após, foram realizados cálculos iniciais com base nos parâmetros obtidos no passo anterior. A próxima etapa foi a simulação do sistema em software multicorpos Lotus Suspension Analysis para validar seu funcionamento conforme os parâmetros desejados. A seguir houve a construção do sistema em ambiente SolidWorks para verificar aplicabilidade do modelo em relação ao espaço disponível no veículo. Com este trabalho, conclui-se que foi possível desenvolver um sistema de suspensão focado para rali para o veículo Volkswagen Fusca, e que esse sistema atinge os parâmetros desejados e atende as restrições de espaço no veículo. [resumo fornecido pelo autor]