Análise de viabilidade de abertura de uma loja no segmento de joias em prata
Visualizar/ Abrir
Data
2023-06-29Autor
Costa, Bianca Ullmann
Orientador
Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho teve por objetivo apresentar uma pesquisa que tem como tema principal a análise da viabilidade de abertura de um novo comércio em acessórios de jóias em prata. A metodologia está baseada na pesquisa quantitativa em nível descritivo, a estratégia de coleta de dados inseriu-se por meio de um questionário com perguntas estruturadas. A pesquisa foi elaborada através da pesquisa de Maggioni (2022), contendo questões de caracterização da amostra, e 15 questões específicas ao tema, das quais os dados foram analisados pelo método estatístico. A população da amostra foi o público geral, em uma amostra de 231 participantes. Após realizar-se as pesquisas, os dados analisados concluem-se positivamente, a empresa possui potencial para abrir no mercado. Realizou-se um estudo com as limitações do micro e microambiente. A partir do plano de negócios, realizou-se o planejamento estratégico para a empresa, contendo o plano mercadológico, plano operacional, plano de recursos humanos e as projeções financeiras, que permitiram avaliar o investimento através de três cenários: realista, otimista e pessimista. Decorreu-se também os planos de contingência, possibilitando a verificação dos resultados do novo negócio e suas limitações. Após as análises, pode-se concluir a viabilidade da abertura de uma nova loja no segmento de joias em prata 925. [resumo fornecido pelo autor]