Marketing jurídico digital e o provimento 205/21 do código de ética da OAB
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Data
2023-07-20Autor
Wender, Ilana Munari
Orientador
Silveira, Luiz Fernando Castilhos
Metadata
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O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo investigar o crescimento exponencial do Marketing Jurídico na era digital, bem como analisar as consequências práticas no cotidiano dos advogados frente às normativas ético-profissionais inerentes à profissão. Com efeito, diante dos avanços tecnológicos, verificou-se o aumento do interesse pelo Marketing Digital, inclusive pelos operadores do Direito, de modo que a seguinte problemática restou aventada: quais são os novos desafios e oportunidades trazidos pelo crescimento desenfreado do Marketing jurídico digital? É evidente que o assunto avoca um novo olhar para a advocacia, motivo pelo qual, dentro desta nova realidade, criou-se a necessidade de discussão sobre a razoabilidade dos limites rigorosos, até então estabelecidos pelo Código de Ética e Disciplina da OAB no quesito publicidade - e que sofreu algumas alterações significativas com o advento do Provimento 205/2021 - diante da urgência na flexibilização das normas a fim de que o ordenamento jurídico pudesse acompanhar a dinâmica da nova realidade trazida pela era digital. O marketing jurídico nas mídias digitais e nas redes sociais tem gerado maior visibilidade aos profissionais e, com isto, uma maior aproximação com o público. Já que, nos meios digitais, costuma-se utilizar uma linguagem simples e direta, ao invés de termos jurídicos rebuscados, o que torna o conteúdo mais acessível a todos. Não obstante, vale ressaltar a importância da regulamentação sobre o tema, de modo a garantir uma postura ética profissional, sendo o novo Provimento 205/21 um grande avanço para a advocacia. Para tanto, a metodologia adotada foi a pesquisa exploratória, de forma a aumentar a familiaridade com o tema por meio de verificação bibliográfica e estudo de casos concretos. [resumo fornecido pelo autor]
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