O Grupo Escolar Onze de Agosto : processos de institucional e as festividades escolares em Nova Prata, RS (1960-1970)
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Data
2023-08-11Autor
Vivan, Weslei
Orientador
Souza, José Edimar de
Metadata
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A presente pesquisa buscou compor, com base em fontes documentais, os processos de institucionalização e de práticas de escolarização desenvolvidas no Grupo Escolar Onze de Agosto, entre 1960 e 1970. O recorte temporal deste estudo considerando aspectos como: o estabelecimento da instituição no ano de 1960 e a mudança estabelecida pela legislação educacional a partir de 1971. Os objetivos específicos estabelecidos são de compreender, a partir das diferentes fontes, os processos de institucionalização do Grupo Escolar Onze de Agosto, buscando estabelecer relações
com o contexto local de implantação deste modelo de organização escolar; analisar práticas de escolarização desenvolvidas nos primeiros tempos de funcionamento do grupo escolar, buscando identificar os modos de ensinar neste tipo de instituição; conhecer e compreender aspectos das culturas escolares que foram produzidas nesta instituição e o modo como essas práticas repercutiram no contexto em que o grupo escolar está inserido. Trata-se de uma pesquisa documental histórica as que utiliza a metodologia de análise documental a partir de fontes como Livros de Atas e demais documentos que contemplam o recorte temporal. Os pressupostos teóricos utilizados estão locados na História Cultural, fundamentado em autores como Chartier (1988), Pesavento (2003), bem como Magalhães (2004), Buffa (2013) e Barros (2005). Em relação ao processo de institucionalização, a partir do Governo de Lionel Brizola (1959-1963) com sua política de expansão da rede de ensino público, o município de Nova Prata ? RS firmaria parceria com o governo estadual para construir instituições escolares, entre elas o Grupo Escolar Onze de Agosto. Durante as obras do edifício escolar, por três anos a instituição teve funcionamento em uma casa alugada, adaptada para a escolarização. A partir da inauguração do novo edifico escolar no ano de 1963 a escola se fundamenta com as características da organização de grupo escolar, aumentando o número de salas de aula, turmas, professoras e alunos. No que se refere análise da escolarização e da cultura escolar, foi possível identificar a importância e frequência das festividades de datas cívicas no calendário escolar, as práticas escolares envolvidas nestes eventos idealizavam nos alunos o enaltecimento de símbolos nacionalistas, de personagens históricos, o incentivo a adotar condutas morais e cívicas estabelecidas pelos governos deste recorte temporal como desejáveis aos seus cidadãos. Conclui-se que a política de expansão promovida pelo governo do Estado impulsionou a construção do grupo escolar. Contudo, os três primeiros anos de atendimento à escolarização na localidade, foi realizada em espaços improvisados e adaptados para o ensino formal. Em relação aos aspectos da cultura escolar observamos que mesmo no espaço adaptado da casa, as práticas procuravam reproduzir os ritos do ensino formal, como se percebe no culto à Pátria, aos hinos e nas festividades. [resumo fornecido pelo autor]
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