Cultura de segurança do paciente sob a perspectiva das equipes administrativas e de staff
Data
2023-08-22Autor
Venancio, Anderson de Jesus
Orientador
Lucas, João Ignácio Pires
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação teve como objetivo a identificação e análise da Cultura de Segurança do Paciente das equipes dedicadas ao atendimento administrativo e de staff de um hospital geral de alta complexidade no Sul do Brasil. Esta pesquisa, segundo Gil (2022), se enquadrou como pesquisa aplicada, uma vez que pôde contribuir para a resolução de problemas na sociedade. Do ponto de vista do propósito mais geral, ela foi explicativa, transversal e observacional e, para isso, foi aplicado um survey de um instrumento quantitativo de autorrelato já validado no Brasil e, no plano internacional, a versão 1.0 do HSOPSC - Hospital Survey on Patient Safety Culture, sendo esse o pilar teórico da pesquisa. O survey foi aplicado através do google forms, foram excluídos funcionários com menos três meses de contratação, resultando na participação de 114 pessoas. Todos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, receberam orientações sobre os riscos e benefícios ao participar da pesquisa. Sobre as análises das respostas de cada uma das doze dimensões, foi identificado que não há dimensão forte, nove foram classificadas como potencialmente fortes e três foram consideradas fracas. Compondo o resultado de cada dimensão, foi comparado os resultados de publicações sobre o HSOPSC, aplicadas em diversas cidades do Brasil e do mundo, resultado de uma pesquisa documental. Sobre os objetivos estabelecidos, o primeiro deles foi a identificação da cultura de segurança do paciente para contribuir com o fortalecimento dos processos das equipes de atendimento administrativo e de staff, que ocorreu pela análise das dimensões da pesquisa. Foi mapeado os pontos fortes e fracos de pesquisas sobre o tema no Brasil e no mundo, listados no portal da Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ), sendo este o segundo objetivo. A criação do produto técnico foi o terceiro objetivo, diante do resultado das dimensões, algumas ações e planejamentos foram realizados. Uma delas foi criar um instrumento eletrônico que garantisse as informações elementares nas passagens de plantão das recepções que funcionam 24h (internamento e pronto atendimento), outra ação foi um treinamento, através de um ambiente virtual de aprendizagem (Learning Management System - LMS), onde os trabalhadores acessam a plataforma corporativa, chamada MedPortal, customizado para atender o público alvo, foi incluído recortes de vídeos do AVASUS e slides narrados, tornando a jornada de treinamento amigável. O quarto e último objetivo foi a apresentação de um report de resultados do instrumento Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC) para a direção do hospital, o qual foi usado para compor um plano de ação estratégico para fortalecimento da cultura de segurança do paciente. Há de se conscientizar que qualquer um dos "elos" da cadeia que estiverem frágeis, sejam as equipes assistenciais compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, etc. ou equipes administrativas de atendimento e staff, compostas por auxiliares de atendimento, porteiros, copeiras, higienizadoras, etc., podem refletir negativamente na segurança do paciente. [resumo fornecido pelo autor]