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Distribuição digital: explorando a ascensão dos gêneros de nicho por meio do Adventure Point-and-click

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TCC Bruno Silva Santos (20.04Mb)
Data
2023-08-18
Autor
Santos, Bruno Silva
Orientador
Fardo, Marcelo Luís
Metadata
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Resumo
Este trabalho explora o surgimento, a ressurgência e a popularidade de jogos voltados para gêneros de nicho a partir da transição da distribuição física de conteúdo para a distribuição digital, assim como os sistemas e as ferramentas implementadas nessa transição, como Sistemas de Recomendação e classificação por tags. Para melhor compreensão do impacto dessa mudança, foi estudado o gênero do Adventure point-and-click como um ponto focal para análise de sua trajetória, um gênero que decaiu em popularidade e deixou de ser produzido devido à maneira que os jogos eram distribuídos em meio físico, e ressurgiu com o mercado independente de jogos e a distribuição digital. Também foi realizada a análise de três jogos point-and-click lançados recentemente a fim de verificar os elementos utilizados por eles em iterações modernas da fórmula. A partir dos dados teóricos levantados, foi desenvolvido um jogo Adventure utilizando elementos característicos e populares do gênero, e após lançado foi analisado se o projeto conseguiu atingir seu público-alvo por meio dos Sistemas de Recomendação e classificação por tags de uma plataforma digital. Enquanto o jogo desenvolvido utilizou grande parte dos elementos estudados do gênero, ele falhou em atingir seu público-alvo por meio dos sistemas da plataforma e de publicações realizadas em fóruns do nicho escolhido. Assim, conclui-se que é necessário realizar ações de marketing em conjunto ao desenvolvimento para que as chances de o projeto encontrar sua audiência seja elevada. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12642
Collections
  • Criação Digital [9]

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