Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais
Data
2023-10-24Autor
Menegaz, Andresa Maria
Orientador
Sauer, Laurete Zanol
Metadata
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Esta pesquisa buscou dar resposta à seguinte questão: Qual a importância dos conhecimentos prévios, aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, para potencializar uma aprendizagem significativa sobre números decimais? Diante disso, a pesquisa teve por objetivo geral identificar os impactos de organizadores prévios para o ensino de números decimais aos educandos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede de ensino municipal de Vacaria/RS, abrangendo a construção conceitual dos números decimais, bem como o desenvolvimento do algoritmo da adição e da subtração, tendo como princípio fundamental o conhecimento prévio dos mesmos. Ao desenvolver essa investigação, se entende que os métodos de ensino devem potencializar a construção de significados para aquele que aprende. É na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que estão os fundamentos para promover a interação de conhecimentos prévios com novos conceitos, o que possibilita novas conexões na estrutura cognitiva do educando. Como recurso facilitador da aprendizagem significativa, se elencou a aprendizagem ativa baseada em resolução de problemas. A pesquisa apontou que os educandos que possuíam, em sua estrutura cognitiva, compreensão em relação aos números naturais, demonstraram de forma satisfatória a construção conceitual dos números decimais, bem como as operações e a resolução de problemas. Em vista disso, infere-se que, para que os educandos compreendam e aprendam operar com os números decimais, é necessário haver conhecimento no que tange à concepção dos números naturais. [resumo fornecido pelo autor]