Informática educativa na rede municipal de Caxias Sul: 20 anos de história - 1992-2012
Visualizar/ Abrir
Data
2023-11-11Autor
Pasqual Júnior, Paulo Antonio
Orientador
Rela, Eliana
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os computadores fazem parte da educação há pelo menos 40 anos, contudo, a História da Tecnologia na Educação ainda não é uma área consolidada no campo das pesquisas em História da Educação. Durante esse período, no Brasil, algumas escolas passaram a incluir a computação como um recurso de aprendizagem, como foi o caso da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Caxias do Sul. Nesse contexto, esta tese investiga como constituiu-se o pensamento pedagógico e os seus desdobramentos no campo da Informática Educativa na rede municipal de Caxias do Sul, durante os anos de 1992 a 2012. A metodologia de pesquisa escolhida é a qualitativa, tendo como base teórica a Histórica Cultural. Como abordagens, elencou-se o estudo documental, através das fontes coletadas em acervos e em instituições e a História Oral, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas e de narrativas. E, por fim, a análise de conteúdo foi realizada por uma série de procedimentos, tais como, a análise da frequência de palavras por meio de um script, o uso de nuvem de palavras para a representação das palavras mais frequentes, o uso de planilha eletrônica para organização da base de dados e, por fim, a modelagem dos dados no PowerBI, um software de análise de dados. Como resultados, identificou-se que as primeiras iniciativas de informática educativa foram realizadas por sujeitos independentes, visionários que, apesar da inexistência de políticas públicas, desenvolveram suas próprias iniciativas e conseguiram criar os primeiros laboratórios de informática. A partir de 1992, houve os primeiros movimentos do poder público com foco na informática educativa no município de Caxias do Sul. Durante os vinte anos que se seguiram, diversas escolas receberam computadores, em especial, por meio de recursos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO), o que potencializou a informatização das escolas. No campo do pensamento pedagógico, descobriu-se que durante os vinte anos analisados, o pensamento pedagógico baseou-se na perspectiva construtivista, tendo principalmente a influência de Jean Piaget, Seymour Papert, Léa Fagundes e outros. Nos primeiros anos, em especial, há uma marca do pensamento de Paulo Freire, relacionado à alfabetização e à educação popular. Assim, articulam-se esses conceitos como base para a constituição do pensamento pedagógico da rede municipal de Caxias do Sul, durante os anos de 1992 a 2012. Além disso, é importante destacar que uma rede de professoras possibilitou que a informática educativa prosperasse e chegasse aos nossos dias. Essas professoras foram também responsáveis por reverberar este pensamento pedagógico. Esta pesquisa preenche uma lacuna na História da Educação ao investigar a formação do pensamento pedagógico e a sua relação com a Informática Educativa. Além de lançar luz sobre o desenvolvimento da tecnologia na educação, os achados destacam os projetos de informática educativa, e as tentativas de implementação de políticas públicas, bem como, as influências pedagógicas que moldaram a integração tecnológica nas escolas da rede municipal de ensino. [resumo fornecido pelo autor]