Jornalismo em podcast: análise do programa café da manhã na cobertura das eleições presidenciais de 2022
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Data
2023-12-11Autor
Corá, Pedro Henrique dos Reis
Orientador
Bocchese, Marcell
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta monografia dedicou-se a estudar a cobertura jornalística do podcast Café da Manhã na semana pré-segundo turno das eleições presidenciais de 2022. A pesquisa tem como foco central entender como o podcast Café da Manhã, sendo um produto jornalístico, atuou no combate às fake news no período supracitado. Nesse sentido, o referencial teórico deste estudo abrange as áreas do jornalismo, gêneros jornalísticos, podcast, fake news e podcast Café da Manhã. Os principais autores consultados foram Nilson Lage (2005), Nelson Traquina (2005), José Marques de Melo (2003), Luiz Beltrão (1976 e 1980), Nivaldo Ferraz (2020), Ramon Brandão (2019) e Luís Felipe Miguel (2019). O estudo é observado a partir da análise de cinco episódios selecionados: "O ataque de Roberto Jefferson e a campanha de Bolsonaro"; "A eleição que as cidades de Lula e Bolsonaro desenham"; "Lula x Bolsonaro: os efeitos da abstenção nas urnas"; "O caminho que Bolsonaro traça para contestar a eleição" e "O saldo do debate final entre Lula e Bolsonaro". Para viabilizar a pesquisa, foi utilizada a estratégia metodológica de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (2011). Então, realizou-se a descrição resumida de cada episódio, e a partir disso, a identificação das ocorrências das categorias de análise, sendo elas: objetividade, veracidade, imparcialidade e credibilidade das fontes. Com a realização do estudo verificou-se que, ao longo da campanha eleitoral, o programa desempenhou funções sociais da comunicação, diversificando perspectivas na transmissão de notícias e servindo de espaço para informação, educação e aprofundamento no entendimento dos processos eleitorais. [resumo fornecido pelo autor]
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