A compreensão leitora analítica a partir da teoria da polifonia : uma proposta articulada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
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Data
2024-03-22Autor
Kloss, Caroline
Orientador
Azevedo, Tânia Maris de
Metadata
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Ao considerar os desempenhos abaixo na média em testes como Enade, ENEM, Pisa e Prova Brasil quanto à leitura, juntamente com percepções a respeito das deficiências em compreensão leitora por parte dos alunos no dia a dia escolar, esta pesquisa estrutura-se, a fim de explorar os potenciais didáticos da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, articulados aos livros didáticos que estão presentes nas escolas brasileiras, selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do
Material Didático (PNLD). Isso porque uma maior qualificação desses materiais pode refletir diretamente no desenvolvimento da proficiência leitora dos estudantes. Nesse sentido, o objetivo desta tese é propor algumas diretrizes pedagógico-linguísticas que possam auxiliar na elaboração de questões sobre compreensão leitora analítica em livros didáticos selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), com base na transformação didática da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, para que os livros contribuam, ainda mais, com o desenvolvimento de tal habilidade. Quanto à perspectiva metodológica, a pesquisa é qualitativa, tem caráter teórico e é constituída, tendo a descrição dos processos como estratégia. A primeira etapa consiste na investigação da perspectiva leitora enunciativa e da Teoria da Polifonia, explorando aspectos conceituais e desdobramentos. Depois, são discutidos alguns aspectos legais referentes ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), juntamente com algumas verificações práticas a título de exemplo, com buscas em livros didáticos. Tal investigação ocorre em duas coleções do 7º ano do Ensino Fundamental, uma unidade de cada livro didático. Ao final, são apresentadas diretrizes a partir da transformação didática da Teoria da Polifonia ao PNLD, a fim de que esse qualifique ainda mais seus critérios de seleção de livros didáticos e, assim, os alunos contemplados com tais materiais possam potencializar o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora analítica. [resumo fornecido pelo autor]