• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Tecnologias digitais na educação : práticas docentes no período da pandemia da COVID-19 no ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Sidneia Albuquerque Moreira.pdf (2.232Mb)
Data
2024-05-08
Autor
Moreira, Sidneia Alburquerque
Orientador
Pescador, Cristina Maria
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação valida-se no campo da investigação sobre o uso das Tecnologias Digitais junto ao contexto do Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia da Covid-19, sobre as práticas docentes em uma escola de Ensino Fundamental no interior do Ceará. Os percursos investigativos seguiram trilhos metodológicos de uma pesquisa qualitativa exploratória, tendo como objetivo geral de analisar as práticas docentes que foram exploradas nas aulas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escola pública no contexto da pandemia provocada pela Covid-19. O corpus da pesquisa foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas, com 10 docentes dos anos iniciais em uma escola de Ensino Fundamental e foi analisado com base na metodologia de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Três categorias surgiram das análises de dados. A primeira categoria diz respeito ao emprego de uso de recursos digitais em sala de aula anteriormente à pandemia, da qual uma subcategoria emergiu, focalizando os desafios encontrados por docentes em início de carreira durante a pandemia: lições aprendidas e abordagens inovadoras. A segunda categoria concentra-se na transição do ensino presencial para o ensino remoto emergencial e dela três subcategorias distintas surgiram: as dificuldades tecnológicas, incluindo problemas de conectividade e escassez de dispositivos eletrônicos; o uso das tecnologias digitais no ensino remoto emergencial; e os métodos pelos quais os docentes adquiriram conhecimento sobre essas tecnologias digitais. Por fim, a terceira categoria explora as práticas docentes no período pós-pandemia, com enfoque na formação contínua relacionada às Tecnologias Digitais, e a partir da qual uma subcategoria pôde ser encontrada dentro desse domínio, que consistiu no autoconhecimento e na transformação profissional dos docentes, refletindo sobre o que foi aprendido durante a pandemia e como isso influenciará suas práticas docentes. Neste caminho, compreende-se que as práticas docentes ligadas às tecnologias digitais envolvem o constante aprimoramento do docente, políticas públicas, análise da prática e compartilhamento de experiências. A exposição a essas tecnologias promove mudanças na percepção do papel do docente e do aluno, integrando-os como agentes ativos no ensino e na aprendizagem. Os resultados desta pesquisa revelaram que as estratégias implementadas pelo Estado para lidar com o ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19, encontraram muitos desafios, mas também promoveram um impacto significativo nas práticas docentes com o auxílio das tecnologias digitais. No entanto, o processo de capacitação dos docentes para a utilização dessas tecnologias não se limitou apenas ao treinamento no uso de softwares específicos. Um dos principais desafios foi fomentar uma postura mais ativa por parte dos docentes, que passaram a atuar como mediadores do conhecimento, priorizando a colocação do aluno no centro do processo de aprendizagem e estimulando sua participação ativa nas atividades. Esse aspecto destacou a importância não apenas do uso das tecnológicas digitais em si, mas também da mudança de paradigma pedagógico para uma efetiva integração dessas tecnologias no ambiente educacional. A investigação está vinculada ao projeto "Prat-Edu - Práticas Educacionais Online: desafios e conexões", o qual tem como foco analisar diferentes práticas com a presença das tecnologias digitais em tempos de pandemia. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13321
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV