• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise das forças atuantes em uma biela de um motor de combustão interna

Thumbnail
View/Open
TCC Lucas Bogo dos Passos.pdf (1.221Mb)
Date
2024-08-12
Author
Passos, Lucas Bogo dos
Orientador
Colombo, Adelair Lino
Metadata
Show full item record
Abstract
Os motores a combustão interna continuamente são melhorados e operam com exigências cada vez maiores de pressão de combustão, principalmente no segmento do automobilístico, o que denota estudos para o aperfeiçoamento de seus componentes. Nesse contexto é importante analisar a cinemática e a dinâmica do sistema biela - manivela de um motor que teve um aumento da pressão de combustão. Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um modelo matemático e uma metodologia para determinar as forças dinâmicas atuantes no sistema biela-manivela com ênfase em análise da biela. Através de uma planilha no software Excel®, gera-se os gráficos de forças que atuam em uma biela e esses resultados são validados com uma simulação dinâmica no software Siemens NX®. O motor Agrale M-95W é usado para extrair as informações geométricas e de massa, assim como a curva de pressão no cilindro. A simulação virtual no software Siemens NX® mostrou conformidade com os cálculos realizados em planilha do software Excel®, possibilitando assim simulações de forma rápida apenas com a modificação dos valores de entrada. Percebeu-se que aumentando em 33% a rotação, as forças de inércia passaram a ser 78% maiores, passando a ser as maiores força em uma biela. Outra análise foi a variação da pressão de combustão, que quando aumentadas em 20% geraram uma força no embolo do virabrequim de 25% maior. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13696
Collections
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado [309]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV