Transposição didática : da apresentação literal dos saberes ao consumo consciente de energia elétrica reflexões sobre a aprendizagem de eletrodinâmica no ensino médio
Data
2024-11-29Autor
Felizardo, Eliel
Orientador
Catelli, Francisco
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O ensino de Eletrodinâmica nos espaços escolares ainda é permeado por práticas docentes abstratas e que não promovem uma aprendizagem duradoura e nem significativa para os alunos. Nesse sentido, à luz da Transposição Didática (TD), é que esta dissertação se propõe a refletir sobre a teoria da TD e os seus comentadores com o intuito de responder à pergunta investigativa: Como os princípios da Transposição Didática no ensino da Eletrodinâmica podem mediar a aprendizagem dos estudantes no Ensino Médio? Dessa forma, com estratégias de aprendizagem ativa, experimentações e simulações em softwares de Física é que se propõe a analisar e a discutir sobre os processos de ensino e de aprendizagem. O procedimento utilizado foi a intervenção pedagógica em uma turma da 2ª série do Ensino Médio da rede privada, tendo como sujeitos quinze alunos com idades entre 15 e 16 anos, no município de Veranópolis, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul, no segundo semestre do ano de 2023. De forma colaborativa e interdisciplinar também foi desenvolvida uma prática em uma turma da 3ª série do Ensino Médio, tendo como participantes dez estudantes com idades de 17 a 18 anos do município de Monte Belo do Sul de uma instituição pública, igualmente localizado no interior do Rio Grande do Sul. Os dados coletados e aferidos foram os diários de bordo dos envolvidos na pesquisa, anotações do professor/pesquisador, comunicação oral com os estudantes e entre eles e registro por meio de fotos. O planejamento aplicado contou com atividades de aprendizagens ativas, experimentações concretas, digitais e simulações, que por meio de categorizações retrataram a importância do ensino experimental em Física. Verificou-se que os estudantes da pesquisa possuem uma aprendizagem significativa e duradoura quando os objetos do conhecimento são aliados à experimentação e simulação, além de aplicados às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Assim, conclui-se que a TD é uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento dos educandos, mas para isso, é necessário romper com o sistema apostilar, aplicado em muitos educandários e dar espaço a um ambiente de amorosidade freiriana, dialogicidade e experimentações para que o abstrato dê lugar ao concreto. [resumo fornecido pelo autor]