• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Aprendizagem e matemática na pré escola : interações e brincadeiras inspiradas em histórias infantis

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Naiane Ferreira Portela Erthal.pdf (14.84Mb)
Produto educacional Naiane Ferreira Portela Erthal..pdf (19.46Mb)
Produto educacional Naiane Ferreira Portela Erthal.pdf (4.887Mb)
Data
2024-12-12
Autor
Erthal, Naiane Ferreira Portela
Orientador
Sauer, Laurete Teresinha Zanol
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa, intitulada Aprendizagem de Matemática na Pré-escola: interações e brincadeiras inspiradas em histórias infantis, está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e foi desenvolvida na linha de pesquisa "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática". A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Governador Synval Guazzelli, localizada no município de Vacaria, RS, em uma turma de pré-escola, com 19 crianças da faixa etária entre 5 e 6 anos. Defendendo a criança como ser ativo, criativo e explorador, acreditando que a matemática está presente na vida da criança desde o início, pretende-se, ao promover a Aprendizagem de matemática, a partir das histórias, interações e brincadeiras para a Educação Infantil, responder a seguinte questão de pesquisa "como as interações e brincadeiras contribuem para a construção da aprendizagem de matemática na Educação Infantil?". Para responder a esta questão de pesquisa foram realizados estudos sobre a Trajetória da Educação Infantil, a Epistemologia Genética de Jean Piaget, o potencial do brincar nas infâncias, a Literatura Infantil, o Ensino de Matemática na Educação Infantil e a conexão entre literatura, matemática e o brincar. A partir destes estudos foi elaborada e aplicada uma intervenção pedagógica, contendo doze encontros, contemplando os três campos de conhecimento matemático, alinhados, cada um, a um livro da literatura infantil: o primeiro campo espaços e formas, o segundo grandezas e medidas e o terceiro números e quantidades. Em todos os encontros foram promovidas interações e brincadeiras. Os dados construídos e analisados apontam que as crianças fazem suas descobertas matemáticas, testam e criam hipóteses, constroem conceitos, e estabelecem relações com o cotidiano, descobrindo conceitos matemáticos, também, a partir da literatura e construindo-se nas interações e brincadeiras. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14034
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV