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A dimensão formativa do racismo brasileiro contemporâneo a partir da teoria crítica

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Dissertação Maria Zilda de Oliveira Valim.pdf (2.624Mb)
Data
2025-03-12
Autor
Valim, Maria Zilda de Oliveira
Orientador
Carbonara, Vanderlei
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Com o objetivo de compreender como a sociedade brasileira, estruturada sobre a discriminação racial, perpetua o racismo e forma sujeitos racistas, a investigação tem como tema central o racismo brasileiro. Partindo de uma revisão do conceito de formação e buscando entender a construção do sujeito racista a partir das influências do contexto social em que se desenvolve, esta pesquisa é relevante na medida em que busca lançar luzes aos mecanismos de produção e reprodução de uma das maiores mazelas da sociedade brasileira. Dessa forma, busca responder quais são os elementos que possibilitam compreender o racismo como um fenômeno formativo. A dissertação, ao colocar em diálogo autores de diferentes matrizes teóricas, como a Teoria Crítica e os estudos críticos sobre a raça, e adotar uma abordagem interdisciplinar, analisa a história do Brasil para observar a constituição histórica do racismo nessa sociedade, além de seus processos de atualização e naturalização no corpo social. Os resultados evidenciam que os lugares sociais naturalizados, assim como a produção e reprodução de estereótipos, têm um impacto profundo na formação das subjetividades, contribuindo para a assimilação de perspectivas racistas. A pesquisa também enfatiza que, no Brasil, existe uma forma particularmente insidiosa de racismo: um racismo discreto, que penetra nas subjetividades e estabelece um imaginário social negativo sobre pessoas não brancas. Como contribuição autoral, cunha-se o conceito de racismo civilizado, que objetiva designar uma forma específica violência, afirmando a civilidade como um valor do colonizador. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14340
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

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