Formação do caráter na ética utilitarista de Mill
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Data
2018-10-22Autor
Soares, Ramon Felipe
Orientador
Nodari, Paulo César
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Segundo John Stuart Mill, a maximização da felicidade está intimamente relacionada ao desenvolvimento do caráter das pessoas. O filósofo defende que a educação e a opinião têm uma influência tão grande sobre o caráter humano que se este for desenvolvido a partir da filosofia utilitarista seria possível estabelecer na mente das pessoas uma associação indissolúvel entre a felicidade individual e a felicidade de todos. Com a finalidade de aprofundar o entendimento dessa relação o tema desse trabalho é o utilitarismo de Mill e a formação do caráter moral. Para alcançar esse objetivo foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, analisando a literatura já publicada sobre os conceitos que norteiam o tema proposto, observando e utilizando a abordagem metodológica analítico-interpretativa. A dissertação apresenta as principais ideias dos filósofos clássicos do utilitarismo, investiga a concepção de utilitarismo de Mill analisando a relação do princípio de utilidade e o princípio de liberdade e observa as noções de Mill acerca da constituição do caráter do moral. Os resultados da pesquisa permitem ponderar que Mill considera as noções de virtude, justiça, diversidade, tolerância e empatia valores inseparáveis da concepção de felicidade. Concluiu-se que hedonismo qualitativo de Mill configura-se em um utilitarismo indireto, oferecendo mais espaço para aceitação de máximas não utilitárias, sem abandonar o princípio da utilidade