Contribuição do modelo teórico-metodológico para a descrição semântico-argumentativa do discurso para a elaboração de instrumentos de avaliação da compreensão leitora em língua estrangeira
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Data
2018-11-27Autor
Schulz, Lisiane Ott
Orientador
Azevedo, Tânia Maris de
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O objetivo deste estudo é propor a transformação didática do Modelo-Teórico Metodológico para a Descrição Semântico-Argumentativa do Discurso, de Tânia Maris de Azevedo, com vistas a subsidiar a elaboração de um instrumento de verificação da proficiência em compreensão leitora em língua estrangeira. Para alcançar esse objetivo, trago à discussão os pressupostos teóricos saussurianos, os estudos da Semântica Argumentativa, em especial a Teoria da Polifonia, de Jean-Claude Anscombre e Oswald Ducrot, e a Teoria dos Blocos Semânticos, de Oswald Ducrot e Marion Carel, que servem de fundamento para o referido Modelo e o apresento. Na sequência, discuto as concepções de leitura, de compreensão leitora, de ensino e de avaliação de tal habilidade que sustentam esta pesquisa. A fim de viabilizar a proposta, abordo os estudos sobre transposição didática, de Yves Chevallard e Teodoro Álvarez, e o conceito de transformação didática, sugerido por Azevedo. Realizo, enfim, com os mecanismos formais sugeridos pelo Modelo, a análise e a descrição semântica de um discurso e utilizo essa descrição como apoio para o planejamento e desenvolvimento de um instrumento de avaliação da compreensão leitora. Acredito que essa transformação possa mostrar uma possibilidade de o docente qualificar não apenas sua própria habilidade de reconstituir o sentido de um discurso escrito durante o processo de leitura como também o seu fazer pedagógico relacionado ao ensino e à avaliação do desenvolvimento dessa habilidade.