Pão e vinho no contexto de estudo do reino Fungi : uma unidade de ensino potencialmente significativa e interdisciplinar
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Data
2018-12-05Autor
Rizzon, Mariluza Zucco
Orientador
Missell, Valquíria Villas Boas Gomes
Metadata
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Neste trabalho, apresenta-se o estudo de uma abordagem dos temas reino Fungi e fermentação com enfoque nos processos de produção de pão e vinho, em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, no componente curricular de Biologia. Tal abordagem foi proposta em uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) e interdisciplinar, que é também objeto desta pesquisa. Fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Ausubel, e nas concepções de Moreira, a UEPS prevê a utilização dos “momentos interdisciplinares” de Batista e Salvi, como forma de relacionar, articular e integrar os conhecimentos disciplinares no processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma educação científica, na qual o educando adquira competências para interpretar a complexidade do mundo atual. O tempo utilizado para o desenvolvimento da aplicação foi de 18 horas-aula de 50 minutos, perfazendo um total de 900 minutos. As atividades que compõem esta unidade de ensino interdisciplinar ocorreram entre Biologia, Química, História, Ensino Religioso e Arte e foram planejadas de forma a apresentar complexidade crescente, buscando favorecer a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa. O principal objetivo deste trabalho é verificar, então, potenciais ocorrências de aprendizagem significativa, pela compreensão dos temas que constituem os conteúdos. Esta investigação é qualitativa e, dos pontos de vista da sua natureza e dos seus objetivos, é aplicada e exploratória. A avaliação se deu por meio de produção e comparação entre mapas conceituais iniciais e finais, produzidos pelos estudantes e analisados à luz de Trindade e Hartwig e Novak e Cañas. Outros instrumentos também foram utilizados como coleta de dados a fim de verificar a ocorrência da aprendizagem significativa, como: produções textuais na forma de relatórios, cartazes e jornais, avaliação final individual e dramatização. Os resultados apontaram que a metodologia adotada é um método de ensino com potencial para promover a aprendizagem significativa sobre os temas reino Fungi e fermentação alcoólica e, também, para contribuir com novas formas de ensinar e de aprender.