O desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebra
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Data
2019-02-01Autor
Padilha, Rafaela
Orientador
Webber, Carine Geltrudes
Metadata
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Este trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na linha de pesquisa Tecnologias, Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática, problematizou os desafios de formar professores para atuarem em um contexto de exigências e recursos da sociedade atual, a partir da utilização de tecnologias digitais e de atividades gamificadas. Adotou-se como questão norteadora: Como trabalhar a formação continuada de professores que atuam com a matemática a fim de que eles desenvolvam estratégias de ensino a partir da utilização da gamificação aliada ao software GeoGebra? Para tanto, o objetivo do trabalho foi desenvolver e avaliar uma capacitação para professores da educação básica tendo em vista a inserção da gamificação no ensino de matemática aliada ao software GeoGebra. O referencial teórico abordado foi embasado nos autores Yves Chevallard, Seymour Papert e Nicolas Balacheff. Quanto à caracterização da pesquisa optou-se pela natureza aplicada e abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos a pesquisa é exploratória e explicativa e quanto aos procedimentos, foram adotados levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, pesquisa participante e pesquisa-ação. A aplicação da proposta ocorreu em oito etapas, no período de julho a outubro de 2017. Participaram da aplicação professores que, no momento da capacitação, eram discentes do curso de Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves. Durante a capacitação os recursos do software GeoGebra e os conceitos da Gamificação foram explorados e os professores construíram Objetos de Aprendizagem Gamificados no software GeoGebra. Os dados coletados na pesquisa e os materiais construídos pelos professores participantes foram analisados seguindo as orientações da análise textual discursiva, e mostraram que com dedicação e formação continuada é possível planejar e realizar estratégias de ensino inovadoras contando com os recursos disponíveis na sociedade atual. Assim, buscar por atividades que conciliem a Gamificação com as tecnologias educacionais, como a construção de um Objeto de Aprendizagem Gamificado no software GeoGebra, é uma potencial estratégia para incentivar os estudantes a construírem o conhecimento a partir de um ambiente construcionista e desafiador. Como produto educacional, foi elaborado um guia didático na forma de material instrucional para promover a formação continuada de professores e para auxiliar estudantes e professores na construção de Objetos de Aprendizagem Gamificados no software GeoGebra.