Análise da perda de torque entre dois fixadores diferentes em um conjunto de suspensão veicular
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Data
2018-12-14Autor
Pandolfo, Marcelo Rodrigues
Orientador
Vieceli, Alexandre
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A validação experimental é sempre muito importante para qualquer produto ou componente, ainda mais na indústria automotiva. Por outro lado, os custos envolvidos para instrumentar de forma adequada um componente, disponibilizar um veículo e mão de obra para realização de testes por longos períodos de tempo fazem com que os métodos experimentais fiquem destinados apenas nas etapas finais da validação do produto. Este trabalho, inicialmente, visou realizar a aquisição de dados, por meio da instalação de células de cargas, referentes a força de aperto no grampo de molas da suspensão de um micro-ônibus de 10 toneladas submetido a tensões dinâmicas. Com o foco voltado à análise de perda de torque, foram utilizados dois tipos de fixadores no grampo de mola a fim de comparar seu comportamento, um fixador de perfil de rosca normalizado e um de perfil de rosca especial. Com os grampos instrumentados, definiu-se uma metodologia padrão para que cada ciclo de aquisição de dados nas pistas do Centro de Tecnologia Randon, tivesse por variável apenas a porca de fixação. O sinal gerado pelas pistas foi filtrado e analisado. O trecho de paralelepípedos foi selecionado para aplicação do método de rainflow de contagem de ciclos, por apresentar amplitudes de variação de cargas alternantes mais elevadas que as demais pistas e não ser de alta severidade como a pista de buracos. Foram calculadas analiticamente as cargas para parametrização da máquina de carregamento dinâmico. Utilizou-se o critério de SWT para correção da força média, para operar com carga flutuante sob tração. Foi projetado um dispositivo para simular a fixação do grampo de mola, utilizando o maior número de componentes possíveis do veículo testado. O ensaio em laboratório gerou cerca de 240.000 ciclos que foram analisados de forma comparativa, entre os dois fixadores, quanto à redução da força de aperto. Os resultados obtidos nas pistas de testes e no laboratório, demonstraram uma diferença de comportamento entre os fixadores. Em campo, a porca Spiralock registrou maior perda na força de aperto quando submetida à solicitações de impacto. Já o ensaio na máquina de carregamento dinâmico, evidenciou maior eficiência da porca Spiralock à perda na força de aperto quando submetida a solicitações alternantes de amplitude contínua comparado à porca normalizada. Evidenciou-se a importância de ensaiar em bancada com a mesma rigidez de junta do veículo e assegurar a capabilidade do procedimento de aquisição de dados.(sic)