• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Memórias e práticas do ensino de música no Grupo Escolar Farroupilha/RS (1938-1945)

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Deise da Silva Santos.pdf (12.22Mb)
Data
2019-03-06
Autor
Santos, Deise da Silva
Orientador
Souza, Edimar de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A pesquisa buscou produzir uma narrativa do ensino de música do Grupo Escolar Farroupilha, entre os anos de 1938 e 1945, considerando práticas e culturas evidenciadas em fontes documentais e fotográficas, provenientes de acervos públicos e também particulares, além da produção da empiria das narrativas de cinco ex-alunos. Dessa forma, a metodologia empregada é a História Oral com análise documental. O recorte temporal do estudo é de 1938, ano em que é inaugurado um novo prédio da instituição, até 1945, quando o Estado Novo termina. Possuindo caráter histórico, a escrita é desenvolvida tendo por orientação epistemológica a História Cultural. Os pressupostos teórico-metodológicos que orientaram a análise foram especialmente as contribuições dos historiadores Chartier (2009; 2002; 1990), Burke (2008), Pesavento (2008) Barros (2003), entre outros. A instituição pesquisada está inserida em um contexto de imigração italiana, dessa forma, o estudo aponta como as políticas impostas pelo governo durante o período do Estado Novo influenciaram no cotidiano escolar desta instituição. A formação das professoras do Grupo Escolar Farroupilha também foi analisada, através de paralelos entre o ensino musical desenvolvido na Escola Complementar de Caxias e o trabalho realizado pelas professoras. Através da trajetória das docentes de música que atuavam naquela instituição, foi identificado o alcance do projeto do Canto Orfeônico no interior do RS, pois as professoras receberam formação em cursos ofertados em São Paulo pela Superintendência de Educação Musical e Artística. As representações encontradas traduzem que o canto realizado na instituição, a princípio, era interpretado sem acompanhamento instrumental, sendo realizado a capella. A interpretação das canções também não empregava arranjos vocais que exigissem tanta técnica, sendo que os indícios apontam na grande maioria das vezes eram realizadas em uníssono. As práticas de ensino musical identificadas estiveram relacionadas especialmente com contexto das festividades, através de números musicais envolvendo o canto e bailados. Evidenciou-se a inculcação de um padrão civilizador e a tentativa de moldar um cidadão pronto para servir a Pátria pelas canções de teor patriótica e os hinos. Tal perspectiva de ensino se aproximava dos pressupostos estipulados por Villa-Lobos no Canto Orfeônico, disciplina que é implantada na educação básica em âmbito nacional, que visava especialmente o canto coral, considerada como meio de formação moral e intelectual, além de ser uma das maneiras mais competentes de trabalhar o patriotismo no povo. Dessa forma, embora a pesquisa tenha um enfoque local, o estudo traz aspectos de como o projeto alcança o Rio Grande do Sul, onde o ensino musical é implantado, através da legislação, com o objetivo de prática vocal.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4397
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV