De leitor a autor: o processo de apropriação do texto literário para a criação de roteiro audiovisual
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Data
2019-03-20Autor
Triches, Cinara Fontana
Orientador
Zinani, Cecil Jeanine Albert
Metadata
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A presente tese analisa o processo de leitura e apropriação do texto literário para adaptação para roteiro audiovisual. Para tal, num primeiro momento, define conceitos importantes ao estudo, tais como leitura e interpretação, além de ilustrar o processo de interpretação, com base em Iser (1979, 1980, 1996, 1999, 2002), Dascal (2006) e Eco (1976, 1988, 2015). A definição de adaptação e dos aspectos que constituem as narrativas e que podem ser modificados quando ocorre a adaptação de um texto literário para um roteiro audiovisual têm como fundamentação as leituras de Hutcheon (2013), Stam (2006), Gennete (1995, 2010), Propp (2001) e Greimas (1973, 2008). O gênero roteiro é definido com base em Field (2001) e Comparato (2009). Após as teorizações sobre os conceitos mencionados, realiza-se um relato de experiência com vistas a analisar as conjecturas tecidas. Para isso, ocorre a seleção do conto A Cartomante, de Machado de Assis e o seu roteiro adaptado, fruto da edição de 2015 do projeto CineArte, desenvolvido pelos alunos do 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Farroupilha, tendo como critério para escolha o roteiro cujo curta-metragem foi vencedor da categoria de melhor curta, na última edição exibida para o público interno e externo. O relato de experiência propicia exemplificar como ocorre a apropriação do texto lido a partir da análise do roteiro adaptado de A Cartomante, com a observação de características referentes ao discurso e à estrutura da narrativa. Evidenciamos que o domínio de tais aspectos enriquece a atividade de interpretação do texto literário, pois o leitor torna-se consciente de características que constituem o texto e consegue perceber a rede de relações e escolhas que tecem a narrativa, o que é fundamental para o leitor que passará a ser autor. O roteiro constrói uma história que revela a interpretação dos alunos sobre o conto lido, demonstrando a apropriação do texto por parte dos discentes, já que é o ato de tomar posse do texto que permite a construção de algo novo, de sua transformação. Com isso, asseveramos que é essencial aos docentes a concepção de leitura como processo em construção, dando ao leitor um papel ativo na construção de significados do texto literário, para que os discentes passem a ter uma perspectiva de leitura como uma atividade cujas respostas não estão prontas para serem extraídas, mas sim precisam ser construídas por eles. Diante desta mudança de perspectiva, há uma tendência para que os alunos estejam aptos a passarem de leitores a autores, criando novas histórias a partir na narrativa lida.