Extra tools in english lessons : voice, body language and sense of humor
Visualizar/ Abrir
Data
2018-12-17Autor
Somensi, Júlia dos Santos
Orientador
Dall Agnol, Samira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo reflete sobre a diferença que os professores poderiam fazer ao motivar sua sala de aula com algumas adaptações simples considerando seu comportamento em relação aos alunos. O objetivo é analisar três comportamentos específicos que podem estar relacionados aos professores com a capacidade de motivar seus alunos a se envolverem nas aulas. As três abordagens específicas estudadas neste trabalho são a vivacidade da voz, a linguagem corporal e o senso de humor. Brown (2008) postula que motivar os alunos é essencial a partir de professores que demonstram entusiasmo. Tendo isso em mente, a maneira como os educadores usam a voz e a linguagem corporal ao falar com a turma pode ter um grande impacto na perspectiva dos alunos, porque é através desse tipo de atitude que os humanos demonstram e percebem emoções. O senso de humor surge como uma estratégia emocional para proporcionar um ambiente mais leve e fazer com que os alunos se sintam mais relaxados e também uma forma de os professores se relacionarem com a turma, para que não sejam vistos de forma mecânica. Os aspectos emocionais envolvidos no processo de aprendizagem são defendidos por Morrison, que afirma que -a aprendizagem deve passar pelo nosso filtro emocional e as nossas memórias são compostas de experiências que estão ligadas às emoções? (MORRISON, 2008, p. 45). Como resultado, este trabalho faz uma reflexão sobre o sistema educacional brasileiro e propõe algumas dicas para que os novos profissionais tenham um primeiro ano produtivo como educadores, considerando os fatores supracitados (sic).