Modelo de apoio à gestão de portfólio de produtos em empresa metalúrgica com aplicação da MCDA
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Data
2019-04-04Autor
Macangnin, Thiago
Orientador
Panizzon, Mateus
Metadata
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Define-se como produto algo que pode ser disponibilizado ao mercado de forma a satisfazer
necessidades e desejos, contemplando bens físicos, serviços, experiências, eventos, propriedades, organizações, informação e ideias. Gerenciamento de Portfólio é o processo de decisão pelo qual uma lista de produtos é constantemente atualizada e revisada. Nesse processo, novos produtos são avaliados, selecionados e priorizados; projetos existentes podem ser acelerados ou abortados; os recursos podem ser alocados e realocados nos projetos ativos. O objetivo do presente trabalho é construir um modelo de apoio à decisão na gestão de portfólio de produto em empresa metalúrgica fabricante de ferramentas para agricultura, jardinagem, construção civil e equipamentos dirigíveis, com base na abordagem Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA). A família de produto selecionada foi a de Veículos Elétricos. Foi efetuada pesquisa-ação de caráter exploratório, através de entrevistas efetuadas com o decisor escolhido, o coordenador do departamento de Planejamento Estratégico, assim como diversos intervenientes ligados aos departamentos de produção, engenharia, suprimentos, vendas e assistência técnica. Também foram analisados documentos e dados históricos de faturamento e de venda unitária da família de produtos envolvida. A pesquisa utilizou métodos mistos, que
misturam a abordagem quantitativa e qualitativa. O método de intervenção é o modelo multicritério (MCDA), que é composto pelas fases de estruturação, avaliação e recomendação, com vistas a ser aplicado à gestão de portfólio de produtos da empresa em estudo, contemplando as fases do ciclo de vida do produto: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio. Esse instrumento foi escolhido e considerado adequado pois atende a necessidade de se considerar os valores individuais dos decisores no desenvolvimento do modelo e principalmente pelo potencial de construção de conhecimento em contextos complexos, conflituosos e incertos. Como resultado, o modelo gerou 33 descritores divididos 6 pontos de vista fundamentais (critérios) e uma pontuação de 70,94. Esse número indica a pontuação do portfólio e será utilizado como referência para tomada de ações futuras, vinculado à margem de contribuição da família de Veículos Elétricos como um indicador de desempenho da gestão de portfólio. A fase de recomendações apontou oportunidade ou necessidade de melhoria nos seguintes descritores: custo operacional, unidades vendidas por mês, nível de automação na montagem, tempo de entrega de itens especiais e número de SKUs.